Putin falou, tem 3 teses: a contraofensiva da Ucrânia já está em marcha, está a falhar e fez um número "impressionante" de mortos

CNN Portugal , DCT
9 jun 2023, 17:55
Vladimir Putin em Moscovo na Prça Vermelha Rússia no desfile do Dia da Vitória a 9 de maio de 2023 Foto Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

Segundo o presidente russo, que se recusou a apresentar números, as vítimas mortais do lado ucraniano superam "um clássico da guerra" e são, diz ele, muito superiores às do lado russo. Mas de que "clássico" fala ele?

O presidente russo assegurou esta sexta-feira que a contraofensiva ucraniana já está “definitivamente” em marcha e que tal se pode provar pelo “uso de reservas estratégicas”.

Segundo a agência de notícias russa RIA, Vladimir Putin afirma que as tropas ucranianas não tiveram ainda qualquer sucesso, apesar de continuarem a ofensiva.

“Quanto à contraofensiva, podemos afirmar que todas as tentativas feitas até agora falharam. Mas o potencial ofensivo das tropas do regime de Kiev ainda permanece”, disse Putin, garantindo que “as tropas ucranianas não atingiram os seus objetivos em nenhum setor”, aplaudindo o esforço russo no bloqueio dos alegados avanços da Ucrânia.

“As tropas ucranianas não cumpriram as tarefas que lhes foram atribuídas. Isso é uma coisa absolutamente óbvia”, garantiu, afirmando ainda que as perdas ucranianas são superiores às russas. “Sabe-se que durante as operações ofensivas as perdas são de cerca de três para um. Isso é um clássico. Mas, neste caso, supera significativamente esses números.” Porém, não se alongou com dados: “Não vou reproduzir os números agora, mas são impressionantes”.

O início da contraofensiva ucraniana foi anunciado na terça-feira pelo ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, no entanto, Kiev ainda não confirmou tal informação, embora Zelensky, no vídeo que publicou quinta-feira no Facebook, tenha elogiado as suas tropas pelas conquistas em Bakhmut.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados