"Pelo Kremlin". Drones abatidos em Odessa com mensagens de retaliação por alegado atentado contra Putin

4 mai 2023, 10:26

Rússia voltou a lançar ataque com drones na madrugada desta quinta-feira contra Kiev e Odessa. Segundo a Ucrânia, os drones encontrados em Odessa tinham mensagens de aparente retaliação

Os drones lançados na madrugada desta quinta-feira contra a cidade ucraniana de Odessa tinham escritas mensagens de retaliação, numa aparente resposta ao ataque a Moscovo ontem divulgado pelo Kremlin.

Fonte militar ucraniana revelou já esta manhã que foram lançados pela Rússia 15 drones Shahed, de fabrico iraniano, contra a cidade costeira de Odessa, nas margens do Mar Negro: 12 foram destruídos e três atingiram um complexo universitário, sem causar vítimas.

Segundo a CNN Internacional, que divulga imagens fornecidas pelo Comando Operacional do Sul da Ucrânia, nos destroços dos drones abatidos lêem-se as palavras "Pelo Kremlin" e "Por Moscovo", uma aparente referência à alegada tentativa falhada de homicídio de Vladimir Putin que, segundo Moscovo, foi orquestrada pela Ucrânia.

Um dos drones abatidos em Odessa com mensagens de retaliação (Foto Comando Ucraniano do Sul via CNN Internacional)

As defesas aéreas ucranianas abateram 18 de um total de 24 drones kamikaze lançados pela Rússia contra o país na madrugada desta quinta-feira, informou entretanto fonte militar. Em comunicado, a administração de Kiev garantiu que todos os drones que tinham como alvo a capital ucraniana foram destruídos, além dos 12 abatidos em Odessa.

A Ucrânia já negou qualquer envolvimento naquilo que a Rússia classificou de uma tentativa de atentado contra o presidente russo, que ocorreu alegadamente na manhã de quarta-feira e com recurso a drones.

Vídeos divulgados nas redes sociais e pela própria presidência russa mostram uma coluna de fumo sobre uma parte do Kremlin, a residência oficial de Putin em Moscovo, na Praça Vermelha. O presidente russo não estava no edifício naquela altura, informou posteriormente o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov.

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também negou as acusações de Moscovo. Em conferência de imprensa na Finlândia, onde esteve durante o dia de quarta-feira para se reunir com os líderes nórdicos, disse apenas que Kiev não ataca Putin ou Moscovo e apenas combate para defender o seu território.

A CNN Internacional cita um antigo deputado russo, ligado a grupos militantes do país, que diz que o ataque ao Kremlin foi autoria de grupos dissidentes russos e não do exército ucraniano. 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados