PCP lembra papel "decisivo" da União Soviética (e dos comunistas) "na vitória contra o nazifascismo". E condena "imperialismo" ocidental

Agência Lusa
9 mai 2022, 23:26
Comício do 101.º aniversário do PCP, no Campo Pequeno, em Lisboa (Mário Cruz/ Lusa)

Comunistas criticam ainda Estados Unidos, NATO e União Europeia pelo “dramático agravamento” da guerra na Ucrânia

O PCP defendeu esta segunda feira que a negação do papel da União Soviética na vitória contra o nazifascismo esconde conceções para reabilitá-lo e acusou a NATO e a UE de continuarem a promover a escalada da guerra na Ucrânia.

“As tentativas dos que hoje visam diminuir, deturpar e negar o papel da União Soviética e dos comunistas na vitória sobre o nazifascismo, que sobre novas roupagens procuram reabilitar o fascismo e que sob o anticomunismo escondem as conceções e os projetos mais reacionários e antidemocráticos, só devem merecer a firme denúncia e rejeição por parte dos democratas”, escreve o PCP em comunicado, para assinalar a vitória sobre a Alemanha nazi de Hitler, há 77 anos.

 

Para os comunistas, “é justo" enaltecer o "contributo decisivo da URSS, do povo soviético e do seu Exército Vermelho”, que, na ótica do partido, “determinou o curso da guerra e permitiu libertar a Humanidade do nazifascismo”.

Na nota, o PCP escreve ainda que a comemoração da vitória de há 77 anos contra o nazifascismo “assume, no atual momento internacional, um particular significado e uma acrescida importância”, devido à “escalada de confrontação política, económica e militar para qual o imperialismo” pretende “arrastar toda a Humanidade”.

Face ao “dramático agravamento” da guerra na Ucrânia, os comunistas advogaram que os Estados Unidos, os restantes Estados-membros da NATO, e a União Europeia, “ao invés de se empenharem, como se impõem a todas as partes envolvidas no conflito, numa urgente solução negociada e política, promovem uma perigosa escalada da guerra”.

O PCP também elogiou a “dimensão e alcance” da vitória sobre o nazifascismo, "protagonizada pelas forças da paz e do progresso social, do socialismo, do movimento operário nos países capitalistas, do movimento de libertação nacional, o processo de emancipação dos trabalhadores e dos povos alcançou”.

As conquistas que advieram da vitória contra o regime de Hitler, “apesar do enorme recuo verificado há 30 anos, continuam a repercutir-se na atualidade”, sustentaram ainda.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados