Países reabrem embaixadas em Kiev, Portugal está a analisar situação

9 abr 2022, 20:21

Itália regressa já depois da Páscoa à capital ucraniana

“Fomos os últimos a deixar Kiev e vamos ser os primeiros a regressar”. Itália vai reabrir a embaixada na Ucrânia, tal como fez a Eslovénia, que regressou no fim de março. Contactado pela CNN Portugal (do mesmo grupo da TVI), o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal afirma estar a analisar um eventual passo semelhante.

O primeiro passo foi dado pela União Europeia, depois de o alto representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança ter anunciado o regresso a Kiev.

“A União Europeia volta a Kiev. Digo-o literalmente: o nosso chefe de delegação voltou a Kiev, para que possamos trabalhar juntos de forma ainda mais direta e estreita”, anunciou Josep Borrell, precisamente em Kiev, onde se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky.

Já este sábado, o embaixador da União Europeia na Ucrânia publicou uma fotografia com a bandeira hasteada, com a frase "as coisas mais importantes primeiro".

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália esclareceu que o regresso está programado para "imediatamente a seguir à Páscoa".

A Polónia foi o único país que não deixou Kiev, mantendo a embaixada aberta em todo o período de guerra.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados