ONU diz ter "informações credíveis" do uso de bombas de fragmentação pelas tropas russas

11 mar 2022, 11:14
Guerra na Ucrânia, cidade de Irpin (Lusa/EPA)

Nações Unidas deixam um aviso à Rússia, dirigindo-se concretamente a Moscovo

As Nações Unidas dizem estar na posse de "informações credíveis" sobre o uso de bombas de fragmentação pelas tropas russas na Ucrânia.

Segundo uma porta-voz da ONU, citada pela agência Reuters, essas informações apontam ainda que estas armas proibidas, e que configuram um crime de guerra, foram usadas em zonas residenciais.

"Devido aos seus efeitos de amplo espectro, o uso de munições de fragmentação [cluster no original] em áreas habitacionais é incompatível com os princípios do direito internacional humanitário que regem a conduta das hostilidades", disse Liz Throssell, desde Genebra, aos jornalistas.

A porta-voz da ONU deixou, por isso, um aviso à Rússia, dirigindo-se concretamente a Moscovo.

"Lembramos às autoridades russas que ataques contra civis e bens civis, bem como o bombardeamento de cidades e aldeias e outras formas de ataques indiscriminados, são proibidos pelo direito internacional e podem constituir crimes de guerra", avisou ainda.

Liz Throssell também foi questionada sobre a polémica que envolve o Facebook e uma possível mudança na sua política de utilização, depois de a Reuters ter tido acesso a emails institucionais que sugerem que a rede social vai autorizar aos seus utilizadores que apelem à violência contra russos.

A porta-voz da ONU considerou a situação "preocupante" e que esta iria ser discutida.

Todas as informações sobre a guerra na Ucrânia podem ser acompanhadas na CNN Portugal AO MINUTO.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados