Odessa: mísseis fazem oito mortos, entre os quais um bebé de três meses

CNN Portugal , MJC
23 abr 2022, 23:14

Rússia garante que atingiu um terminal logístico, onde estava armazenado um grande número de armas doadas à Ucrânia pelos Estados Unidos e vários aliados europeus

Sete mísseis atingiram Odessa, no sul da Ucrânia, este sábado matando oito pessoas - incluindo um bebê de três meses - e ferindo 18 pessoas, disse o presidente Volodymyr Zelensky, na conferência de imprensa deste sábado. 

“Um bebé de três meses morreu”, disse. “Eles mataram um bebê de três meses. A guerra começou quando este bebé tinha apenas um mês de idade. Conseguem sequer imaginar o que está a acontecer aqui? Eles são bastardos. Apenas bastardos. Não tenho outras palavras para usar neste contexto. Eles são apenas bastardos", desabafou.

A jornalista ucraniana Olda Rudenko afirma que a mãe também morreu e recordou uma fotografia publicada por ela, há apenas 11 semanas, relatando a felicidade por ter sido mãe.

O presidente da Câmara de Odessa, Hennadii Trukhanov, confmirou o número de mortos num comunicado no Telegram:

Vinte e quatro horas após um general russo ter afirmado que o controlo do sul da Ucrânia era agora também parte da estratégia desta ofensiva, a quarta maior cidade do país foi alvo de bombardeamentos que não sofria há três semanas.

Já a Ucrânia garante que os mísseis atingiram uma zona residencial. Mas a Rússia afirma que utilizou mísseis de alta precisão para destruir um terminal logístico, onde estava armazenado um grande número de armas doadas à Ucrânia pelos Estados Unidos e vários aliados europeus. Os responsáveis russos adiantam ainda que mataram mais 200 soldados ucranianos e destruíram mais de 30 veículos, alguns com armamento militar.

"As forças armadas russas neutralizaram hoje, com mísseis de longo alcance e de alta precisão, um terminal logístico de um aeródromo militar situado perto de Odessa, onde estava armazenado um importante lote de armas estrangeiras entregues pelos Estados Unidos e por países europeus", indicou em comunicado o Ministério da Defesa russo.

No total, segundo este ministério, os mísseis de alta precisão da Rússia tiveram como alvo 22 instalações militares ucranianas, incluindo três depósitos de armas e munições perto de Ilitchiovka e de Kramatorsk que foram destruídos.

"Atrás das minhas costas está o que os russos chamam de alvo militar", disse. "Um prédio residencial que por algum motivo chamam de alvo militar. Oito pessoas morreram. Uma criança de três meses está entre elas. Ela ainda não tinha visto a vida. Vocês [russos] são monstros, queimem no inferno."

Segundo as autoridades ucranianas, um total de 86 pessoas foram retiradas de uma zona residencial.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados