Novas sanções do Ocidente contra mais de 300 deputados russos, avança Wall Street Journal

23 mar 2022, 00:09

Jornal norte-americano revela que o novo pacote de sanções a anunciar pelo Presidente Joe Biden vai abranger mais de 300 membros da câmara baixa do parlamento russo, a Duma. EUA escolhem assim novos alvos políticos das sanções do Ocidente, em coordenação com a UE e os países do G7

A notícia foi avançada esta terça-feira à noite pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, que se sustenta em fontes próximas da Casa Branca e em relatórios oficiais para garantir que a próxima vaga de sanções contra a Rússia vai dirigir-se a mais de 300 deputados da câmara baixa do parlamento do país presidido por Vladimir Putin.

"O presidente Biden pretende anunciar as sanções a mais de 300 membros da Duma russa na quinta-feira, durante a sua viagem à Europa, onde se reunirá com aliados da NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte para formular os seus próximos passos", escreve o jornal.

Segundo a mesma fonte, estas sanções serão anunciadas por Joe Biden mas não como uma posição exclusiva dos Estados Unidos, antes em coordenação com a União Europeia e com membros das nações mais industrializadas do mundo, reunidas no G7, o que inclui o Reino Unido, Canadá e o Japão.

Na quarta semana desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, o Ocidente prepara-se assim para escalar a sua frente de sanções, que já abrangeu instituições financeiras russas, o sector da energia, oligarcas, o próprio presidente da Rússia, Vladimir Putin, e oficiais próximos dele. Agora, segundo o jornal norte-americano, as sanções vão alargar-se a outros membros da elite russa.

Recorde-se que o parlamento russo legitimou o Presidente Putín - que tem mais poder do que a própria instituição - a reconhecer como russas as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, na Ucrânia. A decisão política aconteceu pouco antes da invasão.

A Assembleia Federal da Rússia tem duas câmaras, o Conselho da Federação (câmara alta, com 170 membros) e a Duma (câmara baixa, com 450 membros).   

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados