Novas imagens provam que soldados russos executaram ucranianos em Bucha

20 mai 2022, 11:12

Rússia sempre disse que as imagens chegadas de Bucha eram "provocação e encenação", mas um conjunto de provas recolhidas pelo The New York Times ajuda a explicar o que poderá ter acontecido a um grupo de civis

Foi depois de as tropas russas deixarem a cidade de Bucha que o mundo acordou para a possibilidade de estarem a ser cometidos crimes de guerra na Ucrânia. Ali, nos arredores de Kiev, centenas de corpos foram encontrados nas ruas ou em valas comuns, a maioria deles de civis.

Várias evidências de crimes de guerra têm surgido, mas novas imagens obtidas pelo The New York Times provam que cidadãos ucranianos foram executados pelas forças russos. Alertamos os leitores para a violência de algumas imagens.

“Os reféns estão ali deitados, contra a cerca. Um, dois, três, quatro, cinco, seis…”, pode ouvir-se. A conta acaba em oito. Eram oito reféns que eram mantidos pelos soldados russos. A gravação termina nesse momento, mas oito testemunhas contaram ao jornal norte-americano o que se seguiu: os soldados levaram os reféns para um edifício transformado em base militar. Seguiram-se sons de tiros, e os reféns não regressaram. Tudo isto a 4 de março.

Um dia depois, filmagens obtidas por um drone corroboram os testemunhos oculares. Corpos são vistos ao lado do tal edifício, no número 144 da rua Yablunska. Ao lado deles estão dois soldados russos, e entre os corpos sobressai um pormenor: um corpo com uma sweatshirt azul, que também era visível no primeiro vídeo. No local onde estavam os oito reféns estava já um corpo.

Várias fotografias que davam conta dos horrores em Bucha foram sendo publicadas. Uma delas, a 4 de abril, mostrava um amontoado de corpos exatamente no mesmo 144 da rua Yablunska.

A Rússia, desde cedo, chamou de “provocação e encenação” todas estas imagens.

Europa

Mais Europa

Patrocinados