Notícia do New York Times desmente tese russa: imagens de satélite mostram que corpos estavam nas ruas de Bucha há semanas

4 abr 2022, 21:59

Recorrendo a técnicas de investigação visual, o The New York Times comparou imagens do antes e depois, tendo confirmado o exato posicionamento de muitos dos cadáveres agora descobertos pelas forças ucranianas. Estavam naquelas ruas quando as tropas russas ainda dominavam a zona

O Kremlin diz que os corpos encontrados em Bucha após a saída das suas tropas não passam de uma encenação da Ucrânia mas imagens de satélite mostram que já ali estavam há várias semanas, ou seja, quando o subúrbio de Kiev ainda estava sob ocupação russa, diz o The New York Times.

As tropas russas deixaram Bucha na quarta-feira, mas imagens de satélite analisadas pelo jornal norte-americano mostram que vários corpos estavam caídos no chão há mais de três semanas. 

Um dos vídeos divulgados pelas autoridades ucranianas mostra dezenas de corpos espalhados ao longo da rua (Yablonska) e, segundo as imagens da Maxar Technologies, pelo menos 11 desses corpos já ali estavam desde 11 de março, quando a Rússia ocupou Bucha.

Recorrendo a técnicas de investigação visual, o NYT comparou imagens do antes e depois, tendo confirmado o exato posicionamento de muitos dos cadáveres agora descobertos pelas forças ucranianas. As imagens foram comparadas durante vários dias, entre 9 de março e 2 de abril.

Um segundo vídeo registado na mesma rua mostra mais três corpos, um deles ao lado de uma bicicleta e outro ao lado de um carro. A vítima e a viatura já apareciam na mesma posição nas imagens de 20/21 de março.

Acompanhe a Guerra na Ucrânia AO MINUTO em CNN Portugal.

Europa

Mais Europa

Patrocinados