NATO reforça presença na Roménia. "Estamos prontos a defender o território de qualquer um dos Estados-membros", diz Costa

22 mar 2022, 12:17

A Aliança Atlântica vai reforçar a presença na frente leste, designadamente na Roménia, que faz fronteira com a Ucrânia, invadida pela Rússia há quase um mês. Existe o receio de que as tropas russas possam começar a invadir outros países

Foi numa visita ao Campo Militar de Santa Margarida, no distrito de Santarém, que o primeiro-ministro deixou uma "mensagem clara" por parte de Portugal, enquanto membro da NATO, a Vladimir Putin. "Estamos prontos", disse Costa. 

"A mensagem que a NATO envia é muito clara: estamos prontos a defender o território de qualquer um dos Estados-membros. E é ajudando e defendendo-nos uns aos outros que garantimos a segurança coletiva". 

A Aliança Atlântica vai reforçar a presença na frente leste, designadamente na Roménia, que faz fronteira com a Ucrânia, invadida pela Rússia há quase um mês. Em declarações aos jornalistas, António Costa disse que Portugal vai "como sempre, responder presente", até porque "a paz defende-se e é essa a razão pela qual Portugal, há várias décadas, integra a Aliança Atlântica". 

"Perante a atual agressão da Rússia à Ucrânia, a NATO entendeu reforçar a sua presença na frente leste e criar novos grupos de combate, principalmente na Roménia. Portugal vai, como sempre, responder presente naquilo que nos é solicitado que é empenhar os nossos meios, as nossas forças, na capacidade de reforçar a dissuasão, para defender a paz no território da NATO". 

Trata-se, segundo o primeiro-ministro, de "uma missão de dissuasão contra qualquer risco de ataque a qualquer país da NATO". "Todos desejamos que, obviamente, não se estenda a nenhum dos nossos países o terror que através da televisão temos vindo a assistir e que decorre na Ucrânia", acrescentou. 

O primeiro-ministro foi, acompanhado do ministro da Defesa João Gomes Cravinho, assistir a uma demonstração tática da Companhia do Exército que vai ser enviada para a Roménia. A estes militares, Costa quis deixar uma mensagem: "Desejamos-vos as maiores felicidades no cumprimento da vossa missão, certo que estou, certo que estamos, que como sempre prestigiarão as forças armas e as forças armadas reforçarão o prestígio de Portugal. Bem-haja". 

Política

Mais Política

Patrocinados