"Missão de paz da NATO resultaria num confronto direto com a Rússia", avisa Lavrov

23 mar 2022, 09:05
Sergey Lavrov (Associated Press)

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz também que as negociações de paz são "difíceis" pois "Kiev está sempre a mudar de posição"

Num longo discurso no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo, esta quarta-feira, Sergei Lavrov abordou a possibilidade, defendida por alguns países europeus como a Polónia, de a NATO enviar tropas para a Ucrânia como parte de uma missão de paz.

"Uma missão de paz da NATO resultaria num confronto direto entre a Rússia e a Aliança", afirmou, citado pela Tass.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou ainda que o "objetivo do Ocidente é reavivar o mundo unipolar".

"O que está a acontecer agora não é tanto sobre a Ucrânia, mas sobre as tentativas de criar uma nova ordem mundial", disse Lavrov, que garantiu também que o Ocidente "quer conter a Rússia e qualquer outro Estado que se comporte de forma independente", dando o exemplo da China.

Lavrov falou das negociações com a Ucrânia, que considerou "difíceis", pois, assegura, "Kiev está sempre a mudar de posição", apoiados pelos “americanos, que querem o prolongamento das hostilidades”.

O governante atirou também que os países ocidentais "decidem as regras num clube restrito, considerando-as verdades absolutas e exigindo que todos as cumpram", e considerou que a União Europeia se fundiu "totalmente" com a NATO e com os Estados Unidos, "perdendo a sua independência".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados