Legião pró-Ucrânia continua a lutar em Belgorod e leva soldados russos capturados para território ucraniano

5 jun 2023, 09:33
Corpo de Voluntários Russos (AP)

Voluntários ao serviço de Kiev pediram uma reunião com o governador da região russa em troca dos soldados capturados. No entanto, Vyacheslav Gladkov não terá comparecido

A Legião da Liberdade para a Rússia (LLR), um grupo de voluntários russos que combatem pela Ucrânia, continua a sua incursão na região de Belgorod, e está neste momento a disputar o controlo da povoação russa de Novaya Tavolzhanka, bem junto à fronteira.

Esta legião, bem como o Corpo de Voluntários Russos, alega que já capturaram vários soldados russos. No Telegram, a LLR divulgou um vídeo em que pede uma reunião ao governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, em troca dos prisioneiros de guerra.

“Caro Vyacheslav Vladimirovich! Hoje [domingo], é um grande feriado ortodoxo - o Dia da Trindade. E nós, representantes da Legião, oferecemos a troca de dois prisioneiros por apenas alguns minutos de conversa consigo na igreja. Desarmados”, escreveu a Legião no Telegram na legenda de um vídeo, onde se podem ver os representantes desta milícia juntamente a prisioneiros.

“Se vier à igreja de Novaya Tavolzhanka até às 17:00 de hoje [domingo], trocaremos estes dois prisioneiros como um gesto de boa vontade, como se diz na nossa terra natal, apenas pela oportunidade de falar consigo sobre o destino da Rússia e a guerra desnecessária e sangrenta que está a ser conduzida há um ano e meio e agora no território da região de Belgorod”, pedem os legionários pró-ucranianos.

Segundo a LLR, no entanto, Vyacheslav Gladkov não terá acedido ao pedido, pelo que a milícia decidiu transferir os prisioneiros russos para território ucraniano.

“Todo o governo do Rússia Unida [partido de Vladimir Putin], representado pelo governador Gladkov, escondeu-se em gabinetes acolhedores, deixando o seu povo nas nossas mãos”, pode ler-se na legenda de outro vídeo, publicado cerca de uma hora após o prazo dado pelo grupo para a realização do encontro com o governador de Belgorod.

“Agora que finalmente compreendemos a podridão e a cobardia das autoridades que estão ao leme, não vale a pena comunicar com elas (…) Entregámos os prisioneiros ao fundo de troca do lado ucraniano”, completou o grupo.

Vyacheslav Gladkov, por seu turno, justificou o motivo pelo qual não está a negociar com os combatentes pró-ucranianos. "A única coisa que me impede de negociar com eles são os nossos homens que estão nas suas mãos, talvez já estejam mortos", disse, citado pela Al Jazeera garantindo, no entanto, que está pronto para conversar e reunir-se com os grupos rebeldes.

Desde meados do mês de maio que o Corpo de Voluntários Russos e a Legião da Liberdade para a Rússia - que estão sob a alçada da estrutura dos Serviços de Informações de Defesa da Ucrânia - têm efetuado pequenos ataques transfronteiriços à Rússia. Estas ofensivas já levaram Gladkov a evacuar as povoações ao longo da fronteira com a Ucrânia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados