Ucranianos dizem que se trata de um míssil com um alcance de 5.800 km
A Força Aérea ucraniana diz que a Rússia lançou um míssil balístico intercontinental na direção de Dnipro, durante um ataque que ocorreu na madrugada desta quinta-feira. A confirmar-se, foi a primeira vez que a cidade ucraniana de Dnipro foi alvo deste tipo de armamento.
"Hoje, Dnipro foi atingida pela primeira vez por um míssil balístico intercontinental (de modelo desconhecido) proveniente da região de Astrakhan, na Federação Russa", informaram as forças ucranianas. Durante a madrugada, soou um alerta de ataque aéreo em todo o país, devido à ameaça de mísseis balísticos e mais tarde devido a ataques de vários aviões bombardeiros russos.
Apesar de o modelo do míssil estar ainda por conhecer, os órgãos de comunicação ucranianos apontam para um possível RS-26 Rubezh. De acordo com a Associação de Controlo de Armas, este é um míssil com um alcance de 5.800 km.
BREAKING:
Another video shows the first ever intercontinental ballistic missile used in a war hitting the Ukrainian city of Dnipro.
The video shows several reentry vehicles from the missile’s MIRV hitting the city center. pic.twitter.com/NJwbqMfvMe
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 21, 2024
O governador de Dnipro, Serhii Lysak, acrescenta que o ataque provocou dois incêndios na cidade e que as instalações de uma empresa da área da indústria ficaram danificadas. Segundo o presidente da Câmara, Borys Filatov, um centro de reabilitação para pessoas com deficiência também registou danos na sequência do ataque.
Durante o mesmo ataque, a Força Aérea ucraniana, citada pela agência Reuters, reivindicou a destruição de seis mísseis de cruzeiro Kh-101 lançados pela Rússia.