Exclusivo CNN Internacional: mundo tem de estar preparado para a possibilidade de Putin usar armas nucleares, avisa Zelensky

15 abr 2022, 18:36

As declarações do presidente ucraniano surgem após a Rússia ter bombardeado várias cidades, incluindo Kiev, durante a noite de quinta-feira

Em entrevista exclusiva ao repórter da CNN Internacional Jake Tapper, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o mundo tem de estar preparado para a possibilidade de Vladimir Putin usar armas nucleares.

"Não só eu - todo o mundo, todos os países, têm de estar preocupados, porque pode não ser informação real, mas pode ser verdade", disse.

"As armas químicas, podem fazê-lo, para eles a vida das pessoas não vale nada. É por isso", afirmou Zelensky. "Devíamos pensar, não ter medo, mas estar preparados. Mas isso não é uma questão só para a Ucrânia, mas para todo o mundo", completou o chefe de Estado ucraniano.

As declarações de Zelensky surgem após a Rússia ter bombardeado várias cidades, incluindo Kiev, durante a madrugada de sexta-feira.

O dia 14 de abril ficou também marcado pelo ataque ao navio Moskva, o principal da Frota do Mar Negro da Marinha russa. Segundo o Ministério da Defesa do país, o navio-cruzador sofreu um incêndio, a que se seguiu a “detonação de munições”, que causou grandes estragos. Mais tarde, enquanto estava a ser rebocado para Sebastopol, o navio afundou-se “devido a uma tempestade”, avançou o governo russo.

Esta versão contradiz a da Ucrânia, que reclamou de imediato a autoria do ataque, bem como a dos EUA, que acreditam que o navio terá sido atingido por dois mísseis Neptune, desenvolvidos pela Ucrânia a seguir à anexação da Crimeia, em 2014.

O presidente da Ucrânia deu, esta sexta-feira, uma entrevista exclusiva à CNN Internacional. Vai poder ver a primeira parte esta noite na CNN Portugal. A entrevista na íntegra só vai ser divulgada no domingo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados