Empurrões, socos e bandeiras a voar: russos e ucranianos foram a uma cimeira e não correu bem

5 mai 2023, 11:55

Delegações de Moscovo e Kiev protagonizaram episódios violentos durante a cimeira da Assembleia Parlamentar da Cooperação Económica do Mar Negro que decorre na Turquia

A Assembleia Parlamentar da Cooperação Económica do Mar Negro (PABSEC), organismo que procura promover a cooperação entre 13 países da região do Mar Negro, iniciou na quinta-feira uma cimeira de dois dias na Turquia. Entre os participantes estão Rússia e Ucrânia e, com um conflito armado a decorrer, houve naturalmente vários desencontros entre os representantes dos dois países em litígio.

Pelo menos duas das altercações que ocorreram na quinta-feira, entre as delegações de Moscovo e Kiev, foram públicas: num vídeo divulgado pela agência de notícias turca Anadolou, veem-se os representantes russos e ucranianos empurrarem-se durante o discurso de Olga Timofeeva, membro da delegação russa.

 

Teemofeeva falava durante um painel em Ancara mas, o facto de usar uma fita de São Jorge no casaco, símbolo patriótico de apoio a Moscovo, terá despertado a ira dos ucranianos que assistiam. Pelo menos três representantes do governo de Kiev levantaram-se, mostraram a bandeira nacional e entoaram slogans anti-Moscovo, até ser necessária a intervenção da segurança para acalmar os ânimos. Perante a confusão, a oradora russa parou de falar e aguardou sentada que passasse a ira ucraniana. 

Delegação ucraniana protesta durante intervenção da russa Olga Timofeeva (Foto: Ercin Erturk/Anadolu Agency/Getty Images)

Outro episódio, amplamente divulgado, chegou mesmo aos confrontos físicos entre os lados em oposição. Um deputado ucraniano e um representante da Federação Russa agrediram-se após o oficial russo ter tentado arrancar uma bandeira ucraniana das mãos do membro do parlamento ucraniano, durante a Assembleia Parlamentar da Comunidade Económica do Mar Negro.

Nas imagens, partilhadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que o deputado ucraniano expõe as cores ucranianas para as câmaras, para desagrado do homólogo russo, que tenta roubar o símbolo ucraniano. O ucraniano correu atrás do representante russo e os dois envolveram-se em confrontos físicos, acabando por ser separados pelos presentes.

 

Oleksandr Marikovskyi, o deputado ucraniano, partilhou o vídeo do momento no Facebook, com um insulto ao oficial russo, escrevendo ainda: "Tira as patas da nossa bandeira, tira as patas do nosso país".

O presidente da assembleia nacional da Turquia, Mustafa Şentop, condenou os episódios de violência, classificando as ações de "infelizes" e "inaceitáveis" numa declaração partilhada no Twitter.

"As ações ofensivas e provocadoras de alguns membros da delegação parlamentar ucraniana não podem nunca ser aceites", escreveu, pedindo desculpa pelos acontecimentos quando os vários países estão sentados à mesa para tentarem "resolver os problemas na nossa região" na base do diálogo. 

 

"Condeno este comportamento que perturba o ambiente de paz que a Turquia está a tentar alcançar", concluiu o presidente da assembleia turca.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados