“É muito provável que Putin incremente o conflito com uma declaração de guerra”. O que esperar do dia 9 de maio?

7 mai 2022, 15:44

Rússia prepara desfile de comemoração da rendição da Alemanha Nazi durante a invasão da Ucrânia. Ocidente teme agravamento do conflito

O dia 9 de maio, conhecido como Dia da Vitória, em que a Rússia comemora o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha Nazi na II Guerra Mundial, está a ser aguardado com grande expectativa pelo Ocidente. Este sábado, a Rússia autorizou a divulgação de imagens dos ensaios da parada militar, celebração onde o coronel José Henriques afirmou ser “muito provável” que Vladimir Putin declare guerra à Ucrânia.

“É muito provável que Putin incremente o conflito com uma declaração de guerra, fazendo a respetiva mobilização”, disse o coronel à CNN Portugal, referindo que também será de esperar um "sério aviso ao Ocidente" por "alimentar a máquina de guerra ucraniana".

Por seu turno, o major-general Agostinho Costa considera que a Rússia “não tem muito para apresentar” no dia 9 de maio no que à invasão da Ucrânia diz respeito, uma vez que muitos dos objetivos no país vizinho não foram conseguidos.

“Fundamentalmente esta parada é uma exaltação, é um dia grande para a Rússia. O sr. Putin faz sempre um discurso de exaltação, de patriotismo. Mas tem pouco para apresentar”, referiu Agostinho Costa, que considera que, mesmo assim, a Rússia irá apresentar Mariupol como “troféu de guerra”.

À CNN Portugal, o professor da Universidade Lusófona Sérgio Vieira da Silva destaca ainda o relevo deste evento como forma de transmitir uma imagem de poder para o exterior.

“Estas paradas militares são típicas de regimes como o russo, o chinês, o norte-coreano, para dar uma imagem de poder não só interna, mas também externa. Estas manifestações são mais dirigidas para o exterior do que para o interior. Quando se diz que vamos ver os melhores aviões e os melhores helicópteros, é para fazer ver que a Rússia tem esses equipamentos”, sublinhou.

O dia 9 de maio é de grande simbolismo para a Rússia, dadas as perdas registadas pela União Soviética durante a guerra contra os nazis. A data assinalada é o dia da rendição da Alemanha à antiga união de repúblicas, que ocorreu um dia após à rendição às forças do Ocidente.

Em Berlim, na Alemanha, onde se comemora o fim da II Guerra Mundial a 8 de maio, foi decretada uma medida especial: nos memoriais e espaços alusivos ao conflito, as bandeiras da Ucrânia e da Rússia, bem como canções militares e cânticos que glorifiquem a guerra, foram proibidas nos dias 8 e 9 de maio.

A comissária da Polícia da capital alemã Barbara Slowik afirma que a proibição se destina a “proteger a comemoração digna em 15 memoriais e monumentos através de regulamentos abrangentes, concebidos para evitar qualquer confronto nestes locais”.

“Não aceitaremos qualquer instrumentalização da comemoração para estes fins", afirmou Slowik, citada em comunicado.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados