Darya Trepova foi detida: é contra a guerra e agora é suspeita de matar Vladlen Tatarsky - “assassinato de alto perfil”

CNN Portugal , DCT
3 abr 2023, 10:06

Vlogger russo a favor da guerra foi assassinado no domingo

O Comité de Investigação da Rússia confirmou esta segunda-feira a detenção de Darya Trepova pelo assassinato de Vladlen Tatarsky, vlogger russo pró-guerra. A mulher de 26 anos é descrita pela imprensa internacional como crítica da invasão da Rússia e já tinha sido detida por protestos contra a guerra.

Assim que se deu a explosão, Trepova passou a constar na lista de principais suspeitos da morte do vlogger, que aconteceu este domingo após uma explosão num café em São Petersburgo e que causou ainda 15 feridos. Segundo a NEXTA, os meios de comunicação russos partilharam ainda no domingo um vídeo de uma mulher a ser detida e retirada do apartamento de Darya Trepova, acreditando-se que se trata da mãe ou da irmã da mesma.

Vladlen Tatarsky, que fazia parte de uma comunidade de vloggers militares pró-Kremlin, estava reunido com outros bloggers e com a imprensa russa quando Darya Trepova lhe terá dado uma estatueta pouco antes da explosão, havendo a possibilidade, ainda não confirmada, da existência de um dispositivo que poderia estar escondido lá dentro e que terá causado a explosão e consequente morte de Tatarsky, que era seguido no Telegram por mais de meio milhão de pessoas.

Diz o Daily Mail que a estatueta que Petrova alegadamente deu ao blogger continua 450 gramas de TNT. O jornal dá ainda conta da existência de uma segunda suspeita, Marya Yaran, de 40 anos, que está no hospital. O vídeo da chegada de Trepova ao café tem sido amplamente partilhado nas redes sociais.

A morte do blogger é agora investigada como um “assassinato de alto perfil”, diz a BBC. À imprensa local, Trepova diz que foi incriminada.

O café onde aconteceu a explosão, o Street Food Bar nº 1, perto do rio Neva, já pertenceu a Yevgeny Prigozhin, fundador do Grupo Wagner.

Estudou economia, apoia Navalny

Darya Trepova nasceu a 16 de fevereiro de 1997 e é residente em Pushkin, perto de São Petersburgo, na Rússia. É casada com Dmitry Rylov, que é membro do Partido Libertário da Rússia, conhecido como ‘partido antiPutin’. No entanto, o próprio partido já veio anunciar, na sua conta de Telegram, que Trepova não tem qualquer afiliação, como escreve a CNN Internacional.

A agora principal suspeita da morte do vlogger Vladlen Tatarsky, cuja página de Instagram foi apagada, estudou na Faculdade de Economia da Universidade de São Petersburgo, diz o Eastern Herald. De acordo com a Nexta, Trepova está detida e vai ser levada para o Uzbequistão.

Eastern Herald revela ainda que Trepova é apoiante assumida de Alexei Navalny, opositor do presidente russo, Vladimir Putin. A TASS, agência de notícias russa, citada pela Reuters, noticia esta segunda-feira que o Comité Nacional Antiterrorismo da Rússia acusa os Serviços de Segurança da Ucrânia de terem sido assistidos pela organização de Navalny e estarem envolvidos no assassinato do vlogger.

Darya Trepova é descrita pela imprensa internacional como crítica da invasão da Rússia e já tinha sido detida por protestos contra a invasão à Ucrânia, tendo a primeira vez acontecido logo num comício antiguerra no primeiro dia de invasão, a 24 de fevereiro de 2022.

Europa

Mais Europa

Patrocinados