"Consegue imaginar-se com os seus filhos a ouvir estas explosões?". O discurso de Zelensky que terminou com uma ovação de pé no Canadá

15 mar 2022, 21:14

Esta não foi a primeira vez que o presidente ucraniano marcou presença, à distância, num debate parlamentar noutro país. Desde o início da invasão russa, o presidente ucraniano já discursou perante o Parlamento Europeu e o parlamento britânico

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky adiantou, esta terça-feira, num discurso perante o parlamento do Canadá, que a guerra na Ucrânia já provocou a morte de quase 100 crianças, e pediu ao primeiro-ministro canadiano e aos deputados que imaginem o impacto de uma guerra no seu país.

Dirigindo-se ao primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, num discurso em vídeo transmitido no parlamento, Zelensky começou por dizer: "Imagine que são 04:00 da manhã e começa a ouvir explosões. Justin, consegue imaginar-se com os seus filhos a ouvir estas explosões?"

"Consegue imaginar a famosa torre CN em Toronto ser atingida por bombardeamentos russos? É claro que não desejo isto a ninguém, mas esta é a nossa realidade agora", acrescentou, num discurso que teve uma duração de 12 minutos e que, no final, mereceu uma ovação de pé dos deputados presentes na Casa dos Comuns.

Citado pela agência Reuters, o presidente ucraniano assinalou, perante os deputados, que, ao fim de 20 dias de invasão, a Rússia está a começar a apertar o cerco. Hoje, acrescentou, a capital ucraniana, Kiev, foi alvo de ataques russos que deixaram um rasto de destruição pela cidade.

"Eles estão a destruir tudo: monumentos, escolas, hospitais, casas. Eles já mataram 97 crianças ucranianas", indicou, acrescentando, de seguida: "Nós não estamos a pedir muito. Estamos a pedir justiça, um apoio verdadeiro."

Esta não foi a primeira vez que Zelensky marcou presença, à distância, num debate parlamentar noutro país. Desde o início da invasão russa, o presidente ucraniano já discursou perante o Parlamento Europeu e o parlamento britânico. Na quarta-feira, vai marcar presença, também à distância, no Congresso norte-americano.

O Canadá é o terceiro país com mais descendentes ucranianos - 1,4 milhões, segundo a Reuters - ficando apenas atrás da Ucrânia e da Rússia. O governo canadiano anunciou novas sanções contra a Rússia, uma decisão que Zelensky agradeceu, mas, lembrou, esses apoios não têm sido suficientes para pôr fim ao conflito.

Volodymyr Zelensky reforçou, por isso, o seu apelo para a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, uma hipótese que tem vindo a ser rejeitada pela União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido. "Quantos mísseis de cruzeiro já caíram sobre as nossas cidades?", questionou, de forma retórica.
 
No final da intervenção do chefe de Estado ucraniano, os deputados mostraram a abertura do Canadá para acolher refugiados da guerra, que já ultrapassam os três milhões, de acordo dados das Nações Unidas. 

No momento da apresentação de Zelensky ao parlamento, Justin Trudeau dirigiu-se a Zelensky, assinalando que o presidente "está a defender o direito dos ucranianos de escolher o seu próprio futuro". "E, ao fazê-lo, está a defender os valores que formam os pilares de todos os países livres e democráticos", sublinhou.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados