Conflito com a Rússia põe em causa o futuro da Estação Espacial Internacional e Elon Musk pode ser a solução

1 mar 2022, 18:13
Uma imagem da Estação Espacial Internacional captada pela Crew Dragon Endeavour da SpaceX, 423 quilómetros acima do Oceano Pacífico, em novembro de 2021. Foto: NASA

O líder do programa russo admite uma "saída de órbita descontrolada", Elon Musk já se disponibilizou para resolver o problema para ocupar o lugar dos russos no programa espacial

A NASA está a explorar novas formas de manter a Estação Espacial Internacional em órbita sem ajuda russa, após Moscovo ter demonstrado vontade de abandonar a colaboração com a organização espacial norte-americana, após a invasão russa da Ucrânia. A garantia foi dada por Kathy Lueders, administradora Associada da Direção de Missão de Exploração e Operações Humanas da NASA, citada pela AFP, garantiu que, para já, as operações decorem com normalidade e não há qualquer indicação a nível do lado russo de que haja uma real intenção de interromper as operações.

O lado norte-americano é responsável pela vertente logística da operação entrega de mantimentos, enquanto os russos são responsáveis pela propulsão da estação espacial e a manutenção da órbita da estação. No entanto, a continuação desta cooperação foi posta em causa por Dmitry Rogozin, líder do programa espacial russo, que abriu a porta à saída da Rússia do programa, em resposta às sanções americanas.

Em declarações, Rogozin admitiu ainda a possibilidade de abandonar a manutenção da órbita da estrutura, ameaçando os norte-americanos de deixar a estrutura cair em território americano ou europeu.

O lado norte-americano não dramatizou a situação e admitiu publicamente que a Northrop Grumman e a SpaceX, de Elon Musk, já estão a trabalhar em responder a um cenário destes, caso se concretize. “A Northrop Grumman está a oferecer a capacidade de reforçar a capacidade de propulsão e o nosso pessoal da SpaceX está a analisar se podemos ter capacidade adicional”.

Na sexta-feira, em resposta à questão levantada por Rogozin sobre quem poderia salvar a Estação Espacial Internacional caso desça descontroladamente em direção à terra, Elon Musk respondeu no Twitter apenas com uma imagem com o logo da SpaceX. Ainda assim, os responsáveis da NASA dizem que essa é apenas uma medida de contenção.

A EEI, que é uma colaboração entre os EUA, a Rússia, o Japão, o Canadá e a Agência Espacial Europeia, permaneceu até agora afastada da batalha geopolítica que fervilha na fronteira da Ucrânia, embora o chefe da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, tenha recentemente falado em “ventos frios que agora sopram de Washington e de Bruxelas”, segundo o grupo de notícias do estado, a TASS.

“Assusta-me pois penso que, se isto se transformar numa guerra, será difícil a EEI sobreviver”, disse à CNN o antigo astronauta da NASA Garrett Reisman.

O administrador da NASA, Bill Nelson, está confiante de que a Estação Espacial Internacional permanecerá afastada da política global, especialmente depois de a Administração Biden ter anunciado em dezembro que está empenhada em alargar as operações até 2030. A Rússia, no entanto, ainda não se comprometeu com esta extensão de seis anos da Estação Espacial Internacional.

“As conversas com a NASA para alargar a operação da EEI até 2030 estão a decorrer”, disse Rogozin à TASS, em janeiro.

“Pode haver problemas políticos”, disse Nelson em entrevista à CNN. “Mas no que toca ao programa espacial civil e à nossa cooperação, nunca houve problemas e espero que continue assim”.

Quando, em 2014, a Rússia ocupou e posteriormente anexou a Crimeia (uma manobra não reconhecida pelos Estados Unidos), os astronautas da NASA Rick Mastracchio e Steve Swanson estavam a bordo da Estação Espacial Internacional. Eles dizem que no Controlo da Missão em Houston, ninguém mencionou as tensões existentes.

“Ninguém falou sobre isso. Era mesmo como se não estivesse a acontecer”, disse Swanson à CNN. “Nós estávamos a tratar das nossas coisas habituais e não nos preocupámos com isso.”

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados