O braço de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano afirma que os cereais roubados por tropas russas em áreas ocupadas já estão a ser enviados para o estrangeiro.
A diretoria de inteligência afirmou que uma "parte significativa dos cereais roubados da Ucrânia está em navios de carga seca sob a bandeira russa no Mediterrâneo".
"O destino mais provável é a Síria. Os grãos podem ser contrabandeados de lá para outros países do Oriente Médio", disse.
A diretoria também disse que os russos "continuam a exportar alimentos roubados à Ucrânia para o território da Federação Russa e da Crimeia ocupada".
Segundo a mesma fonte, numa das principais áreas produtoras de cereais – à volta de Polohy, na região de Zaporizhzhia – grãos e sementes de girassol armazenados estão a ser preparados para serem transportados para a Rússia.
Uma coluna de camiões russos deixou a cidade de Enerhodar, que também fica na região de Zaporizhzhia, sob a guarda dos militares russos, afirmou a diretoria. O destino final da coluna era a Crimeia, disse.
Cereais também estavam a ser roubados na região de Kharkiv, e 1.500 toneladas de grãos foram levados da vila de Mala Lepetykha, na região de Kherson, para a Crimeia.
Na semana passada, o Ministério da Defesa disse que já haviam sido roubados quase meio milhão de toneladas de cereais ucranianos.