Autoridades de Berlim proíbem uso de bandeiras da Rússia e Ucrânia nos dias 8 e 9 de maio

7 mai 2022, 09:57
Berlim (AP)

Bandeiras estão proibidas em locais simbólicos relacionados com a II Guerra Mundial

As autoridades de Berlim decretaram esta sexta-feira a proibição da exibição das bandeiras da Rússia e Ucrânia nos dias 8 e 9 de maio, datas em que a Alemanha comemorará o 77.º aniversário do final da II Guerra Mundial.

Em comunicado, a polícia da capital alemã refere que “o ato de recordar, bem como o respeito pelos monumentos e memoriais, devem ser preservados no contexto da atual guerra de agressão da Rússia na Ucrânia. Não se deve permitir que a guerra se transforme em conflitos ou disputas em Berlim".

A comissária da Polícia de Berlim Barbara Slowik afirma que a proibição se destina a “proteger a comemoração digna em 15 memoriais e monumentos através de regulamentos abrangentes, concebidos para evitar qualquer confronto nestes locais”.

“Não aceitaremos qualquer instrumentalização da comemoração para estes fins", afirmou Slowik, citada no comunicado.

Para além das bandeiras, está também proibido o uso de fardas alusivas aos exércitos dos países, canções militares e, ainda, cânticos que glorifiquem a invasão russa da Ucrânia ou a guerra em geral.

As autoridades salientam, contudo, que “veteranos da II Guerra Mundial, diplomatas, representantes e delegações de Estados estão isentos destes regulamentos para comemorar os Estados diretamente envolvidos na libertação da Alemanha”.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados