As mulheres que conduzem a guerra de desinformação da Rússia

CNN , Rob Pichet
28 ago, 08:30
Propaganda russa

A morte de Darya Dugina oferece um vislumbre sobre a vasta máquina de desinformação da Rússia - e das mulheres influentes que a encabeçam

Na imagem: Darya Dugina (ao centro), a ativista Maria Katasonova (à direita) e a editora de RT Margarita Simonyan (à esquerda): elas estão entre as mulheres influentes na linha da frente da guerra de desinformação da Rússia.

 

Quando uma bomba explodiu num carro nos arredores de Moscovo, matando Darya Dugina, de 29 anos, os olhos do Ocidente voltaram-se imediatamente para o seu pai, Alexander Dugin - o filósofo ultra-nacionalista considerado como o "guia espiritual" da invasão da Ucrânia pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Mas a própria Dugina desempenhou um papel público menor no avanço do soft power russo - atacando o Ocidente nas suas aparições na televisão em casa, enquanto operava uma plataforma online em língua inglesa disfarçada que impulsionava uma visão do mundo pró-Kremlin junto dos leitores ocidentais.

Nos últimos anos, ela tinha procurado construir uma influência pública, muitas vezes tendo em mente uma audiência internacional.

E ela não estava sozinha. Dugina era uma das várias mulheres russas influentes na linha da frente da guerra de desinformação da Rússia, representando a face pública do esforço de propaganda mais vasto, tanto a nível interno como externo.

"Há uma enorme máquina que funciona para este esforço de propaganda, ela fazia parte desta máquina", diz Roman Osadchuk, um investigador associado do Laboratório de Investigação Forense Digital do Conselho Atlântico (DFRLab), que tem investigado os escritos e a produção digital de Dugina desde 2020.

"Ela tinha provavelmente potencial para se tornar um actor importante", afirma Osadchuk à CNN.

Darya Dugina ao lado do seu pai, Alexander Dugin

A sua morte fornece uma janela para essa vasta operação, que existe a vários níveis; Dugina emulou o trabalho de porta-vozes de alto nível do Kremlin, pivots de TV, ativistas e inúmeros criadores de conteúdos que - como ela - bombearam conteúdos amigos do Kremlin em blogues e websites de face ocidental, muitos dos quais têm origens camufladas.

Qualquer que seja o seu alcance, "o que é semelhante para todos eles é a direcção do seu esforço", diz Osadchuk. "A ideia principal é (a de) semear divisão e desconfiança em relação aos governos do mundo ocidental..., criar mais polarização, ou expor problemas e divisões nas sociedades ocidentais".

Um website sombrio que corrompeu o Ocidente

Durante grande parte da sua vida, Dugina tinha "seguido os passos do seu pai", de acordo com Osadchuk.

Ela utilizou os seus discursos públicos, aparições nos meios de comunicação social e no website para fazer avançar uma visão do mundo semelhante à do seu pai, que defende uma "base pesada do poder das tradições", e vê a religião como "uma parte primordial da própria governação".

"Eles justapuseram-se contra o Ocidente, que (argumentaram eles) luta não pelos valores familiares mas pela sodomia, pecado e representa o pior das pessoas", acrescenta. No centro das suas convicções estava um compromisso firme com os objectivos imperiais russos.

As próprias aparições de Dugina na televisão doméstica colocaram-na firmemente no grupo de analistas e comentadores que defendiam os objectivos de guerra da Rússia numa base diária. Num debate televisivo antes da sua morte, ela disse que o Ocidente precisava de ser "nutrido" pela guerra da Rússia na Ucrânia para "acordar" da sua visão de mundo pouco instruída, de acordo com um clip colocado online pela BBC Monitoring.

"Muitos chamam-lhe 'criança', mas ela não era", escreveu Kamil Galeev, um investigador independente e antigo colega no Wilson Center, um grupo de reflexão político não partidário em Washington, EUA, num longo segmento no Twitter que descreveu Dugina como uma "propagandista" e comparou as suas aparições a um grande número de especialistas russos.

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, Dugina em 2020 tornou-se editora chefe da United World International (UWI) - um site de negócios estrangeiros em inglês e turco criado pelo esforço de propaganda corporativo "Projecto Lakhta", que o departamento diz ter usado online personas fictícias para interferir nas eleições americanas.

Imagem do funeral de Darya Dugina, esta semana

O site imita o formato de think tanks ocidentais e blogues de notícias, apresentando artigos de colaboradores convidados de todo o mundo, e para além da ocasional má tradução, apresenta poucos vestígios da sua origem russa.

"À superfície parece (ter) uma visão marginal do mundo, mas não se podia dizer imediatamente que se trata de algo russo", diz Osadchuk, cuja investigação em 2020 revelou que as contas das redes sociais detidas por Dugina foram responsáveis pela criação da presença da UWI no Facebook.

"Mas se entrar nos próprios artigos, poderá lê-los e ver a posição russa em todo o lado", acrescenta ele.

"Se a Ucrânia for admitida na NATO, morrerá como Estado", declarava uma manchete no seu site. Um artigo publicado quatro dias após a invasão russa da Ucrânia afirmava sem fundamento que Putin estava a agir em defesa do seu país após receber informações sobre um ataque iminente da Ucrânia à Rússia; outro afirmava que "a adesão da Ucrânia à NATO levaria ao desaparecimento do Estado chamado Federação Russa do mapa mundial". Outras colunas de opinião concentram-se nos assuntos europeus; muitas vezes, a fustigar os líderes ocidentais ou a enfatizar o crescimento de grupos de extrema-esquerda e de extrema-direita no Ocidente.

O site trabalhou para dar uma plataforma a académicos e pensadores marginais, ao mesmo tempo que incitava os leitores ocidentais cépticos em relação às principais instituições políticas a terem uma visão do mundo de Moscovo, afirma Osadchuk.

"A máquina de propaganda do Kremlin tem públicos-alvo diferentes. Eles têm os seus próprios cidadãos... (mas) ao mesmo tempo precisam de encontrar aliados no estrangeiro", acrescenta. "É aqui que entra Dugina".

O Facebook disse ter retirado a UWI da plataforma em setembro de 2020, depois de ter recebido informações do FBI sobre a sua actividade noutras partes da web.

"As pessoas por detrás desta atividade tentaram esconder a sua identidade e coordenação", disse uma declaração do Facebook, acrescentando que a sua sonda tinha descoberto ligações a pessoas anteriormente envolvidas com a Agência Russa de Pesquisa na Internet (IRA), uma notória quinta de trolls russa conhecida por se intrometer nas eleições presidenciais de 2016.

Na sequência da invasão russa da Ucrânia, Dugina foi também sancionada pelos EUA e pelo Reino Unido, juntamente com o seu pai, pelo seu envolvimento com a UWI. O governo britânico concluiu que ela era uma "contribuinte frequente e de alto nível de desinformação em relação à Ucrânia e à invasão russa da Ucrânia em várias plataformas online", e por isso "prestou apoio e promoveu políticas ou acções que desestabilizam a Ucrânia ou minam ou ameaçam (a sua) integridade territorial, soberania ou independência".

Mas a UWI continua acessível através da Internet, publicando frequentemente artigos de opinião amigos da Rússia sobre assuntos estrangeiros. O seu website não fez qualquer menção à morte da sua editora-chefe nos dias que se seguiram à explosão, apesar do evento que dominou os canais de notícias globais e russos, nem nunca reconheceu Dugina ou a sua posição no site.

O alcance da UWI é decididamente médio; tinha cerca de 5.000 seguidores cada um no Facebook e Instagram antes de ser banida, enquanto uma versão em cache da sua conta Twitter também proibida tinha cerca de 6.800 seguidores. (Uma nova conta que publica artigos do site ainda está activa e tem cerca de 4.200 seguidores).

"O problema é que pode ser sempre em cascata", diz Osadchuk. "Mesmo que o site em si não seja assim tão influente, ainda fornece as ideias e a plataforma para que outros o citem como fonte credível".

A Rússia a "desarmar" jovens ativistas na Europa

Websites como o de Dugina não são incomuns, de acordo com Olga Lautman, senior fellow do Center for European Policy Analysis (CEPA), sediado em Washington, que classificou a sua produção como "extremamente importante" para os objectivos de soft power da Rússia.

"É um método muito sistémico ... verá todos estes sítios a bombear a mesma mensagem idêntica, os mesmos pontos de debate", afirma.

"O leitor lê na sua língua, sente-se à vontade ao lê-lo, mas não têm necessariamente a certeza de onde provém a informação", acrescenta Lautman. "O objectivo numa escala maior é transferir o equilíbrio de poder dos Estados Unidos para a Rússia, e permitir o aumento do autoritarismo e a subversão da democracia".

O interesse de Dugina estendeu-se para lá da Rússia e da Ucrânia; o seu website e as suas conversações centraram-se frequentemente em eleições em toda a Europa, e em 2017 ela esteve particularmente envolvida na promoção da candidata presidencial francesa de extrema-direita Marine Le Pen

Numa aparição pública antes da primeira volta de votação em 2017, Dugina disse a uma multidão de Moscovo durante uma palestra que Le Pen era uma "líder para o povo", enquanto criticava aquele que acabaria vencedor, Emmanuel Macron, de acordo com um escrito do grupo nacionalista russo Rodina.

A ativista política pró-Kremlin Maria Katasonova, vestindo uma T-shirt com um retrato do Presidente Vladimir Putin, defende o presidente num protesto anti-Putin de 2017 em Moscovo.

As franjas da política europeia foram um espaço que Dugina partilhou com uma série de outros jovens activistas e provocadores russos, incluindo Maria Katasonova -- uma criadora de conteúdos que criou um movimento online "Mulheres para a Marinha" e saudou Le Pen quando ela visitou Moscovo para se encontrar com Putin em 2017.

Lautman sugere que não é coincidência que as jovens mulheres se encontrem frequentemente na linha da frente da guerra global da informação. "A Rússia sempre soube usar as mulheres como operacionais", afirma. "Acontece que as mulheres apelam a uma multidão maior... são mais desarmantes, (no caso de Dugina e Katasonova) são mais jovens, podem relacionar-se com a população mais jovem".

"Não consigo imaginar um grupo de crianças de 20, 30 anos agarradas a cada palavra de (Alexander) Dugin, enquanto Dugina é mais enérgica e pode envolver-se mais com esse grupo etário".

A frente doméstica

Em casa, os frutos da campanha de comunicação da Rússia são bombeados para as salas de estar através de televisores todas as noites, numa escala que anula enormemente a produção de ativistas mais jovens e em grande parte digitais, como Dugina.

Os comentadores alinhados dos média estatais, como Vladimir Solovyov, um popular apresentador de talk-show, apontado pelo Departamento de Estado norte-americano como sendo talvez o propagandista "mais enérgico" do governo russo, figuram de forma proeminente na guerra da informação do Kremlin.

Mas também esse esforço é frequentemente liderado por proeminentes personalidades femininas, notam os especialistas, muitas dos quais se apressaram a prestar homenagem a Dugina e apelaram a duras represálias contra a Ucrânia pela sua morte, apesar das repetidas negações de Kiev de ter estado envolvido no seu assassinato.

 

A RT foi banida por vários países na sequência da invasão da Ucrânia.

Lautman aponta várias mulheres de alta visibilidade no topo do aparelho noticioso e mediático russo - a começar por Margarita Simonyan, a diretora do canal estatal de televisão RT (anteriormente Russia Today), que foi proibida em vários países ocidentais após a invasão de Moscovo.

Vladimir Putin oferecendo flores à diretora da RT, Margarita Simonyan, depois de lhe conceder a Ordem de Alexander Nevsky, em 2019. GettyImages

Após a morte de Dugina, Simonyan disse no seu canal de Telegram que a Rússia deveria visar "Centros de Decisão!" na Ucrânia.

Um relatório de janeiro do Departamento de Estado norte-americano delineou "laços estreitos entre funcionários do governo russo e a RT" e concluiu que "nos programas de televisão da RT, a desinformação e a propaganda que faz o Kremlin parecer bom (e os seus adversários parecerem maus) é repetidamente afirmada como um facto".

A própria Simonyan tem estado na frente e no centro durante muitas das discussões do Kremlin com as potências ocidentais. Conduziu a entrevista, que foi muito bem recebida, com os dois homens identificados pelo governo britânico como suspeitos no envenenamento de Sergei e Yulia Skripal em 2018, na qual os homens afirmaram estar apenas a visitar a cidade inglesa de Salisbury para admirar a catedral e a sua espada alta.

Depois de o governo russo ter afirmado ter identificado o assassino de Dugina, e dito que a pessoa responsável tinha fugido para a Estónia, Simonyan apareceu para referir o que os dois suspeitos de Salisbury lhe disseram -- brincando no Twitter, que a Rússia tem profissionais que "querem admirar os pináculos perto de Talin".

Lautman descreve o império dos media que Simonyan supervisiona como "muito influente", particularmente ao apelar aos espectadores mais velhos e nostálgicos da antiga União Soviética.

Simonyan disse à revista Time em 2015 que tem um telefone amarelo na sua secretária com uma linha directa para o Kremlin, que está instalado "para discutir coisas secretas". "Não há objectividade", disse ela ao jornal russo Kommersant em 2012. "Quando a Rússia está em guerra, estamos, evidentemente, do lado da Rússia".

O mundo fortemente inclinado e jingoísta da televisão estatal russa é talvez mais fortemente ocupado por Olga Skabeyeva, uma apresentadora de televisão que apela regularmente a escaladas dramáticas nos ataques russos à Ucrânia e tem exortado Moscovo a "desmilitarizar também toda a NATO".

Ela afirmou noutros locais que o aumento da população LGBTQ+ no Ocidente acabará por significar "o esgotamento de pessoas" no Ocidente à medida que "deixarem de se reproduzir", e disse que a Rússia "terá de desnazificar também os 'trans-fascistas'", de acordo com clips compilados pelo correspondente da BBC Monitoring Francis Scarr. Durante a recente vaga de calor na Europa, ela disse que "a natureza também está do lado da Rússia"!

"O seu papel é especificamente o de impulsionar os pontos-chave de conversa do Kremlin a favor (dos russos)", diz Lautman. "Seja o que for, é o que eles vão repetir de manhã à noite".

Muitas vezes, esses pontos-chave de conversa serão primeiramente abordados pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, que frequentemente emite declarações ferozes atacando países ocidentais ao lado do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.

"Eles querem ter a certeza de que abrangem toda a gente; Lavrov apelará a alguns homens de geração mais velha (mas) eles têm alguém para cada multidão, e tê-la como secretária de imprensa é poderoso", diz Lautman. "Aqui tem esta mulher mais jovem que está a enfrentar estes poderes (ocidentais), e não tem medo de os desafiar".

Embora Dugina e muitas outras mulheres na máquina de desinformação da Rússia operem a níveis dramaticamente diferentes e em esferas contrastantes, "elas olham-se definitivamente umas para as outras como exemplos sobre o que e como poderãp realmente trabalhar nisto", afirma Osadchuk.

A morte de Dugina fez brilhar uma luz sobre um aspecto desta operação. "Elas estão a fazer esta tarefa de forma diferente", diz. "(Mas) elas são partes diferentes do mesmo corpo".

Europa

Mais Europa

Patrocinados