“Serniya”, a rede de espiões russos que trafica tecnologia sensível da UE para a Rússia (apesar das sanções)

3 mai, 19:00
Moscovo (EPA)

Revelação do Financial Times evidencia a dificuldade que os países ocidentais sentem para implementar de forma global as sanções decretadas à Rússia, prejudicando assim o seu complexo militar-industrial

Uma rede de espiões russos na Europa tem conseguido contornar as sanções impostas pelo Ocidente e trafica tecnologia sensível da União Europeia para a Rússia.

De acordo com o Financial Times, esta rede é responsável pela obtenção de inúmeros bens, como microchips e munições, em países como Alemanha e Finlândia.

Esta revelação do jornal americano evidencia a dificuldade que os países ocidentais sentem para implementar de forma global as sanções decretadas à Rússia, prejudicando assim o seu complexo militar-industrial.

A rede “Serniya”, designação atribuída pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, age a mando do Serviço Federal de Segurança (FSB), mais concretamente da sua unidade científica e tecnológica, também conhecida como “Diretoria T”. A “Serniya” tem também como clientes o Ministério da Defesa da Rússia e a Rosatom, a agência nuclear do país.

Segundo registos, entrevistas e declarações alfandegárias, uma empresa russa sediada em Moscovo, a Trading House Treydtuls, importou cerca de 814 mil euros em bens, incluindo microchips, desde que a guerra na Ucrânia começou. Desses 814 mil, cerca de 500 mil euros em 22 toneladas de material foram importados da Alemanha até ao final de 2022.

A Trading House Treydtuls é também responsável pela importação de cerca de 230 mil euros de microchips provenientes de Singapura. No entanto, estes bens foram produzidos por três empresas americanas (Analog Devices, Texas Instruments, Altera) e uma alemã (IC-Haus). As quatro suspenderam as exportações para a Rússia após o início da invasão russa.

O Financial Times afirma que não há indicações de que estas empresas soubessem que era uma empresa russa que estava por detrás da compra do material.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados