Alguns dos locais e monumentos históricos que estão em risco em Kiev

CNN , Aya Elamroussi
29 mar 2022, 08:36
Monumentos em Kiev

Da última vez que as forças de Vladimir Putin se aproximaram de uma capital, arrasaram-na.

À medida que a invasão da Ucrânia entra no segundo mês, as forças russas estão a atacar os arredores de Kiev - e teme-se que se possam estar a preparar para a mesma tática de destruição indiscriminada que usaram em Grozny, a capital tchetchena, em 1999.

Prosseguem os combates perto da capital, embora um general russo de alta patente tenha afirmado na sexta-feira que as forças estão a concentrar os esforços no leste da Ucrânia. A incapacidade da Rússia de esmagar os militares ucranianos só veio aumentar o medo de que possa tornar-se ainda mais indiscriminada nas suas táticas no terreno.

Putin, no primeiro ano em que chegou ao poder, estava determinado a esmagar uma insurgência na Tchetchénia, uma república na região russa do Cáucaso. As imagens dos resultados mostraram uma cidade em ruínas - algo muito semelhante a cidades sírias cercadas como Alepo, que seriam alvo de intensos bombardeamentos por parte dos aviões de guerra russos, depois de Putin ter iniciado uma intervenção militar na Síria, em 2015.

A Rússia acabou por ganhar o controlo da Tchetchénia, com Putin a instalar um governo pró-Kremlin.

Agora, na Ucrânia, está em jogo a sobrevivência de uma nação, à medida que as forças russas avançam, destruindo cidades e áreas residenciais, esmagando vidas e obrigando mais de 3 milhões de ucranianos a fugir do país.

Kiev é uma das muitas joias do país, uma cidade com mais de 1500 anos, uma outrora movimentada capital com 2,8 milhões de habitantes e lar de tesouros internacionais insubstituíveis, incluindo marcos arquitetónicos e monumentos culturais.

“Se Putin arrasar Kiev como tem arrasado Kharkiv e outras cidades, muita coisa será perdida para sempre”, disse Olenka Z. Pevny, professora associada de Estudos Eslavos e Ucranianos da Universidade de Cambridge.

Com uma prolongada guerra urbana a ameaçar devastar a capital da Ucrânia, eis alguns dos locais que os especialistas dizem estar em risco.

Catedral de Santa Sofia

Com as suas cúpulas douradas cintilantes, a Catedral de Santa Sofia fica no centro de Kiev e atrai os visitantes pelos mosaicos e frescos brilhantes e coloridos de vários santos e anjos. Construída no Séc. XI, reflete a arquitetura da época, e a arte do seu interior foi preservada até hoje.

A magnificência da estrutura está na conservação dos mosaicos de ouro e vidro do seu interior - dos poucos do Séc. XI, disse Pevny. Os construtores locais e os mestres bizantinos trabalharam juntos na construção.

“As paredes desta estrutura estão cobertas com metros e metros de mosaicos de vidro e também imagens e frescos dos Séc. XI e XII”, disse Pevny à CNN.

Por cima dos antigos mosaicos estão camadas de pinturas. “Podemos ver como o passado medieval interage com o início do período moderno, com o Séc. XIX, com o período contemporâneo, tudo isso apenas por entrarmos na Catedral de Santa Sofia”, explicou Pevny.

Catedral e Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas

Quando esta igreja foi construída, em 1108, era a única em Kiev com cúpulas douradas.

Localizada a nordeste da Catedral de Santa Sofia, desempenhou um papel importante na Revolução da Dignidade, também conhecida como Revolução Maidan, quando começaram os protestos em 2014 contra o então presidente Viktor Yanukovych, pró-russo.

A igreja serviu de porto de abrigo para aqueles que ficaram feridos durante a violência que eclodiu, acolhendo os que precisavam de cuidados médicos, disse Serhy Yekelchyk, professor de história ucraniana na Universidade de Victoria.

Mais tarde, foram realizados aqui um serviço memorial e uma vigília com velas, para homenagear aqueles que morreram em 2014 enquanto se manifestavam contra o governo de Yanukovych, um líder que mais tarde fugiu do país.

O Mosteiro das Grutas

Designado Património Mundial pela UNESCO, o Mosteiro das Grutas possui igrejas subterrâneas e outras estruturas que simbolizam estilos arquitetónicos e artísticos desde a Idade Média até à idade moderna.

“Há belas igrejas nos terrenos deste mosteiro que datam do Séc. XI até ao presente”, disse Pevny.

O mosteiro também abriga relíquias de santos do Séc. X.

Fundado no Séc. XI, é rico no estilo arquitetónico barroco cossaco, que é característico da Ucrânia e que foi um alvo dos líderes russos no passado porque simboliza de maneira única a identidade ucraniana, disse Pevny.

Ao longo do tempo, as grutas tornaram-se um ponto espiritual e cultural para os cristãos que as visitam vindos de todo o mundo.

Palácio Presidencial

O majestoso Palácio Mariinsky, com o seu estilo barroco, é a residência oficial do presidente da Ucrânia e localiza-se junto ao Parlamento.

O marco arquitetónico foi construído no final do Séc. XVIII sob o domínio russo e foi repetidamente reconstruído desde então. O edifício passou por um restauro completo entre 2003 e 2017, período em que a fachada do palácio e o seu interior foram completamente restaurados, segundo o site do palácio.

Como são ali realizados eventos importantes, incluindo cimeiras, receções oficiais, cerimónias de embaixadores e reuniões de delegações estrangeiras, Yekelchyk alertou que o Palácio se pode tornar um alvo durante a guerra atual.

“Ao olharmos para o Palácio hoje, podemos pensar que as autoridades ucranianas o pintaram intencionalmente com as cores da bandeira nacional, mas esse esquema de cores - uma combinação de amarelo suave e discreto com o turquesa, e as colunas em branco - é realmente típico do período barroco”, disse Yekelchyk.

Monumento à Pátria

Com 62 metros de altura, o Monumento à Pátria é uma estátua imponente de uma mulher com uma espada numa mão e um escudo na outra.

Foi construído no auge da Guerra Fria, quando era crucial para a União Soviética projetar o seu poderio militar, disse Yekelchyk. Agora, o Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial fica na base da estátua.

Recentemente, o significado da estátua está a ser repensado à luz da guerra atual - principalmente porque está virada para leste.

“Acho que está em processo de se tornar uma 'pátria ucraniana'... e agora tem finalmente uma explicação para estar virada para leste... porque é de lá que vem o inimigo”, disse Yekelchyk, que nasceu e cresceu em Kiev.

A 4 de fevereiro, o monumento foi iluminado com luzes azuis e amarelas, as cores da bandeira ucraniana.

“Com este ato, também demonstramos a unidade nacional e a prontidão dos ucranianos para defender e repelir os inimigos externos”, disse o site do monumento.

Museu Nacional do Genocídio Holodomor

O monumento em forma de vela celebra os 10,5 milhões de ucranianos que foram vítimas de uma fome deliberadamente direcionada à Ucrânia, entre 1932 e 1933, por Joseph Estaline, sob a União Soviética. “Holodomor” significa morte por fome em ucraniano.

“A Rússia e a Ucrânia têm agora uma atitude muito diferente em relação ao passado soviético, e esta vela é um símbolo do que o passado soviético significa para os ucranianos: tragédia, terror, morte, uma tentativa de apagar a individualidade cultural da nação”, disse Yekelchyk.

Babyn Yar

Babyn Yar é uma das maiores valas comuns que marca o genocídio dos nazis na Europa.

No início da década de 1940, os nazis mataram entre 70 000 a 100 000 pessoas em Babyn Yar, eliminando quase toda a população judaica de Kiev, diz o site do memorial.

Um ataque de mísseis russos no início deste mês esteve perto do local, que apresenta um monumento em forma de menorá.

“Naquele lugar, entramos no passado”, diz Yekelchyk. “E quando os rockets modernos lá chegam, evocam os fantasmas de atrocidades passadas de todos os tipos.”

A Ópera Nacional da Ucrânia

A Ópera, que abriu portas em 1867, recebeu os melhores cantores russos e ucranianos do início do Séc. XX. A companhia de bailado foi criada em 1897, o que permitiu ampliar o cartaz e enriquecer as apresentações com a dança. A arquitetura neorrenascentista do edifício apresenta arcos altos e estuque ornamental.

“Acho que o valor do edifício para os ucranianos está ligado ao desenvolvimento de uma escola nacional de canto. Os ucranianos veem-se como uma nação de cantores e as suas belas canções folclóricas são frequentemente vistas como a base da identidade nacional”, disse Yekelchyk à CNN.

A principal missão do teatro é “difundir a beleza e a grandeza da ópera e da arte do bailado, e contribuir para a cultura ucraniana e mundial”, de acordo com o site.

Na última década, “Turandot” e “Manon Lescaut” de Giacomo Puccini, e “Macbeth” de William Shakespeare marcaram presença em palco, observa o site.

Museu Nacional de Arte da Ucrânia

O Museu conta com algumas das obras de arte mais importantes do país, incluindo pinturas religiosas da Idade Média, bem como retratos raros de figuras históricas.

Ícones medievais do Séc. XII, bem como uma coleção de retratos cossacos do período barroco durante os séculos XVII e XVIII, podem ser vistos no Museu.

O Museu também conta com grandes obras de pintores realistas ucranianos do Séc. XIX, que expressaram o seu amor pela Ucrânia retratando a natureza e os camponeses do país, explicou Yekelchyk.

Alguns dos melhores exemplos da pintura de vanguarda ucraniana também são estão ali em exposição.

“Muitos artistas de vanguarda enfrentaram medidas repressivas soviéticas na década de 1930 e as suas obras foram destruídas, o que torna os exemplos sobreviventes ainda mais valiosos”, segundo Pevny.

Estátua de Taras Shevchenko

Taras Shevchenko é considerado um dos maiores poetas ucranianos. Nascido no Séc. XIX, o seu trabalho centrou-se na independência do seu país. Ele passou algum tempo no exílio e na prisão devido ao seu trabalho, que criticava o autoritarismo.

Foram construídas várias estruturas em homenagem a Shevchenko, o que mostra bem o impacto histórico que teve no seu país. Em Kiev, há um monumento ao poeta, bem como um museu e um parque dedicados ao seu legado.

A Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev foi fundada em 1834 e é considerada “o principal centro académico e educativo contemporâneo da Ucrânia”, segundo o seu site.

Europa

Mais Europa

Patrocinados