A imagem da cozinha amarela. "A lembrança de como a guerra pode destruir vidas num ápice”, com apenas um míssil russo Kh-22

17 jan 2023, 09:21
A Cozinha Amarela de Dnipro (imagem Facebook Zoya Yarosh)

O mesmo espaço, duas realidades contrastantes. Vídeos e imagens mostram o antes e o depois do ataque entre as quatro paredes de cor vibrante

Uma cozinha amarela, de cor aguerrida ligada tantas vezes à alegria e felicidade, onde se celebraram conquistas, feitos e tantos outros aniversários. Esta é ou era a cozinha do conhecido treinador de boxe ucraniano Mykhailo Korenovsky. A divisão faz parte de um dos apartamentos da zona residencial de Dnipro que foi atingida por um míssil russo Kh-22, no passado sábado.

Morreram pelo menos 41 pessoas, Mykhailo Korenovsky foi uma delas. A mulher e as filhas alegadamente terão sobrevivido e a imagem da cozinha amarela está a tornar-se num símbolo das "feridas da Ucrânia", como afirmou Zoya Yarosh, autarca de Kiev.

Do Telegram ao Facebook, surgem vídeos e imagens de um antes e depois. Tudo praticamente igual no interior da divisão, mas a parede exterior é agora inexistente, tal como a felicidade que outrora se transpunha pelas redes sociais em vídeos como este, no aniversário da filha de Korenovsky.

A imagem impressiona pelo contraste. Um antes e um depois da guerra. A felicidade contra a tristeza e medo. O normal versus o anormal. O absurdo e o medo que vieram com a invasão. A aconchegante cozinha acabou devastada em questão de segundos pelo ataque russo, como conta a BBC.

A BBC realça que não é certo quando este vídeo foi filmado nem se a mulher e duas crianças são efetivamente a mulher e filhas de Mykhailo Korenovsky, que supostamente terão sobrevivido ao ataque, mas “é uma lembrança de como a guerra pode destruir vidas num ápice”.

A tigela com fruta continua na mesa, os pratos ficaram por lavar, os suplementos vitamínicos ainda estão à espera de ser tomados e as luvas permanecem na pega do forno. A vida desta família foi interrompida, ficou suspensa e nada voltará a ser igual, tudo isto por culpa do Kh-22.

“A cozinha cor do sol. Um dia os donos escolheram exatamente esta - brilhante e arrojada. Aqui as pessoas cozinhavam, tinham conversas, comemoravam, riam e discutiam. Planearam algo no trabalho, marcaram férias. Fizeram-se panquecas de manhã com ajuda de filhos ou netos.

Sonhou-se com o futuro enquanto se pegava numa chávena de chá com mel. Mel, a cor do sol, na cozinha da cor do sol.

Dnipro. A vida destruída. O míssil X22 da Rússia. Esta cozinha é como a Ucrânia, na qual todos vivemos e sonhamos. Ucrânia, cuja bandeira também é da cor do sol", disse a autarca de Kiev, Zoya Yarosh, no Facebook.

Nas redes sociais, são vários os que vão destacando pequenos detalhes e tentam perspetivar realidades que possam ou não ter ocorrido entre aquelas paredes amarelas, antes, durante e depois do conflito.

“Quando olho para esta cozinha, tudo o que vejo é o apartamento onde cresci. O apartamento dos meus avós, onde vivia, o apartamento onde os meus primos viviam. Todos tínhamos dois bancos enfiados debaixo da mesa da cozinha. Exatamente assim”, escreveu uma cidadã ucraniana de nome Alina no Twitter.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados