Ucrânia anuncia troca de prisioneiros com a Rússia

24 mar 2022, 22:10
Onze prisioneiros russos capturados pela Ucrânia (Andriy Dubchak/ dia images via Getty Images)

Governo fala na "primeira troca completa", enquanto a Rússia tinha anunciado outras trocas anteriormente

A Ucrânia anunciou esta quinta-feira a “primeira troca completa de prisioneiros” com a Rússia. A confirmação chegou da vice-primeira-ministra ucraniana, que publicou um vídeo na rede social Facebook. Citada pela agência Reuters, Iryna Vereshchuk disse que foi cumprida uma ordem que veio do presidente Volodymyr Zelensky.

“Em troca de 10 ocupantes capturados, salvámos 10 homens nossos”, disse.

A governante indicou ainda que foram trocados 11 fuzileiros russos que estavam no Mar Negro, perto de Odessa, enquanto que a Ucrânia veio a receber 19 civis de um navio que estava a ser retido por Moscovo.

No início da semana o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia tinha afirmado que se tinham realizado duas trocas de prisioneiros, mas a informação nunca foi confirmada pela Ucrânia.

Adicionalmente, a ativista de direitos humanos russa Tatiana Moskalkov disse que nove prisioneiros russos tinham sido trocados pelo autarca da cidade de Melitopol. Esta última informação foi confirmada por Iryna Vereshchuk.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,70 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados