Zelensky foi a Bucha: "Se não encontrarmos uma solução civilizada para identificar os responsáveis, o povo ucraniano encontrará uma solução não civilizada"

4 abr 2022, 16:21
Volodymyr Zelensky

Presidente da Ucrânia deslocou-se à localidade onde os russos cometeram crimes de guerra. “Todos os dias encontramos pessoas em barris, torturadas em caves"

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky esteve na manhã desta segunda-feira em Bucha, palco de massacres a civis ucranianos por parte das forças russas. O líder do país afirmou ser “muito difícil” negociar com Moscovo depois do que testemunhou naquele subúrbio de Kiev.

“É muito difícil negociar quando vemos o que os russos fizeram aqui”, disse Zelensky, avisando que quanto mais a Rússia arrastar o processo de negociação "pior será para eles".

“Todos os dias encontramos pessoas em barris, torturadas em caves. Portanto, se ainda têm as cabeças a funcionar, deveriam pensar mais rápido”, acrescentou.

Durante a visita à cidade, o presidente ucraniano afirmou que o país "não vai parar" até encontrar os responsáveis pelos massacres ocorridos - não só naquela cidade, como também noutras por toda a Ucrânia.

"Vamos fazer pressão máxima. Não vamos parar por um minuto até encontrarmos os responsáveis e penso que isto irá beneficiar o mundo civilizado. Se não encontrarmos uma solução civilizada, o povo ucraniano encontrará uma solução não civilizada", avisou Zelensky.

O presidente ucraniano disse também que a presença da imprensa internacional em Bucha é "muito importante para a Ucrânia".

"Queremos mostrar ao mundo o que aconteceu aqui. O que os militares russos fizeram. O que a Federação Russa fez na pacífica Ucrânia. Era importante que vocês vissem que eram civis", disse.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados