O inimigo "pode destruir as nossas casas, mas nunca chegará à nossa alma". Zelensky afirma que Ucrânia continua em "alerta máximo" e pede à NATO para enviar aviões

CNN Portugal , CM; PF
9 mar 2022, 12:50
Volodymyr Zelensky (Getty Images)

O presidente ucraniano dirigiu ainda uma palavra aos soldados russos, na sua língua materna: "saiam"

Volodymyr Zelensky diz que os países aliados da Ucrânia serão "responsáveis por uma catástrofe humanitária maciça" se o espaço aéreo não for fechado.

"A Rússia usa mísseis, aviões e helicópteros contra nós, contra civis, contra as nossas cidades, contra as nossas infraestruturas. É dever humanitário do mundo responder", argumentou Zelensky numa mensagem em vídeo divulgada nas redes sociais.

Zelensky afirma que as últimas duas semanas mostram que o país não se vai render. A ameaça ao estado ucraniano continua no "nível máximo".

"O inimigo pode destruir as paredes das nossas casas, as nossas escolas, as nossas igrejas. Pode destruir empresas ucranianas. Mas nunca chegará à nossa alma, ao nosso coração, à nossa capacidade de viver livremente. E ter a coragem de o fazer", escreveu ainda o presidente ucraniano no texto que acompanha o vídeo.

O presidente ucraniano dirigiu ainda uma palavra aos soldados russos, na sua língua materna: "saiam".

Zelensky pediu também aos aliados para não perderem tempo no fornecimento de ajuda militar, horas depois de os Estados Unidos terem travado o envio dos caças MiG polacos a partir das suas bases militares.

"Ouçam, nós estamos em guerra. Não temos tempo para estes sinais... isto não é um jogo de ping-pong. Estamos a falar da vida humana. Pedimos novamente: tomem as vossas decisões de forma rápida. Não transfiram responsabilidades uns para os outros. Deem-nos os aviões", exigiu o chefe de Estado ucraniano.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados