Ucrânia: general Dvornikov no comando das operações russas é “passo normal”, diz Agostinho Costa

10 abr 2022, 11:00

Major-general desvaloriza a nomeação deste general e prevê “um grande bombardeamento” em Mariupol nas próximas semanas

O comentador CNN Portugal Agostinho Costa considera que a nomeação de Aleksandr Dvornikov, líder do Distrito Militar do Sul, para comandante das operações russas na Ucrânia “é o passo normal”, dado o abandono da frente Norte por parte da Rússia.

“É o passo normal. Na frente Norte, tínhamos forças russas do Distrito Militar Oeste (sediado em São Petersburgo), aquelas que tinham as viaturas assinaladas com um “V”. O outro comando (Distrito Militar do Sul), sediado em Rostov, lida com a frente Leste. A partir do momento em que a frente Norte termina, faz todo o sentido que o comando da operação passe para a única frente (…) Até aqui, a coordenação era feita por Moscovo. Agora, desceu-se um patamar”, observou.

O major-general desvaloriza o facto de Dvornikov ter sido comandante das forças russas na Síria e o título honorífico que lhe foi atribuído, afirmando que são “meros adjetivos supletivos que não têm relevância”.

“Poderia ser este como ser outro. Herói da Federação Russa? Todos os generais que conduzem uma operação importante, e são bem-sucedidos, recebem este título”, atirou o comentador.

Sobre o presidente ucraniano, Agostinho Costa considera que este tem “excelentes conselheiros de comunicação”, mas diz que os conselheiros militares “não são tão bons”.

“Quando o senhor Zelensky vem dizer que ainda acredita vencer em Mariupol, é porque não lhe explicaram como está a situação em Mariupol”, afirma, lembrando que, apesar da parte urbana da cidade portuária estar já sob controlo russo, a queda total irá “levar um pouco mais de tempo”.

Agostinho Costa prevê ainda um “grande bombardeamento de Mariupol” nas próximas semanas e “combates renhidos” entre o Batalhão de Azov e as tropas russas, maioritariamente compostas por forças especiais da Chechénia.

Europa

Mais Europa

Patrocinados