Portugueses e luso-ucraniano que estavam na base militar bombardeada estão bem

13 mar 2022, 20:54

A notícia foi confirmada por um familiar que conseguiu estabelecer contacto com um destes voluntários

A CNN Portugal sabe que os quatro portugueses e o luso-ucraniano que estavam na base militar de Yaroviv estão todos bem de saúde.

Os cinco ex-militares ainda se encontram todos dentro do complexo. A notícia foi confirmada por um familiar de um dos voluntários que conseguiu estabelecer contacto com o mesmo.

Quatro portugueses que saíram de Vila Nova Gaia para ir combater na Ucrânia estavam na base militar de Yavoriv, que foi bombardeada esta madrugada, e onde morreram 35 pessoas e 134 ficaram feridas, apurou a TVI/CNN Portugal.

Os portugueses partiram no início da semana passada e terão chegado à Ucrânia na quarta-feira passada. O grupo que partiu era constituído por quatro portugueses e um luso-ucraniano, todos eles com experiência militar. Os portugueses ainda estariam na fase de treino e adaptação. 

A falta de resposta a alguns contactos efetuados por quem conhecia estes voluntários e diariamente mantinha conversas com eles está a causar alguma preocupação, mas até ao momento não há confirmação que estejam entre as vítimas do bombardeamento.

Durante a tarde deste domingo, o ministério de Defesa da Rússia disse que o ataque à base militar de Yaroviv, no oeste da Ucrânia, “matou pelo menos 180 mercenários estrangeiros”.

Contudo, numa mensagem enviada à CNN, o porta-voz do ministério da Defesa ucraniano Markiyan Lubkivsky disse que alegações de que o ataque matou pelo menos 180 mercenários estrangeiros é “pura propaganda russa”. A Ucrânia diz que os ataques envolveram mais de 30 mísseis e fizeram 35 mortos e 134 feridos. 

"Infelizmente, perdemos mais heróis: 35 pessoas morreram como resultado do ataque ao centro. Outras 134 estão no hospital com vários ferimentos", afirmou o Governo Regional de Lviv em comunicado transmitido pelo Telegram.

Em resposta à CNN Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma que está a procurar “obter informações sobre eventuais cidadãos portugueses” na base militar de Yavoriv, bombardeada pela Rússia, reiterando o apelo para que nenhum nacional “se desloque para a Ucrânia”.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros procura obter informações sobre eventuais cidadãos portugueses que se encontrassem na base militar em Yavoriv, na Ucrânia, não podendo até ao momento confirmar a respetiva localização”, lê-se numa nota enviada pelo ministério.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados