NFT com o apoio de membro das Pussy Riot arrecada 6,1 milhões de euros para a Ucrânia

CNN , OscarHolland, CNN
6 mar 2022, 11:35
Bandeira da Ucrânia

Um NFT da bandeira da Ucrânia arrecadou mais de 6,7 milhões de dólares (6,1 milhões de euros) para a defesa do país, enquanto os donativos de criptomoedas continuam a chegar, após a invasão russa.

Organizada pela UkraineDAO, esta iniciativa é apoiada por um membro do grupo ativista russo e banda punk feminista Pussy Riot. Milhares de utilizadores licitaram a imagem digital.

A angariação de fundos acontece apenas alguns dias depois de o Governo da Ucrânia ter anunciado via Twitter que está a aceitar donativos em criptomoedas. O vice-primeiro-ministro do país, Mykhailo Fedorov, também pediu contributos online, enquanto apelava às corretoras  de criptomoedas que bloqueassem os utilizadores russos.

Os NFT, ou tokens não fungíveis, permitem que os compradores provem a propriedade de um ativo virtual - neste caso uma versão digital da bandeira azul e amarela da Ucrânia. Embora o NFT tenha sido produzido como uma edição única no blockchain da Ethereum, os licitantes puderam assumir a propriedade partilhada, com contribuições desde 0,00001 éter (menos de 0,027 euros) a 44 éter (116,92 euros), de acordo com a plataforma de venda NFT PartyBid.

A venda atraiu mais de 3200 contribuições individuais em 72 horas, totalizando pouco mais de 2258 éter (equivalente a cerca de 6,1 milhões de euros no momento em que o leilão terminou na quarta-feira). Os organizadores disseram que todos os fundos revertem para a "Come Back Alive", uma campanha de apoio às forças armadas da Ucrânia.

Os doadores receberão tokens proporcionais ao seu contributo. À semelhança dos acionistas, eles poderão votar nas vendas futuras do NFT, embora a Ucrânia tenha dito que esperava "desencorajar" as pessoas de negociar ações, exortando os proprietários a mantê-las "como uma lembrança das necessidades humanitárias contínuas do nosso mundo."

A venda do NFT foi co-organizada por Nadya Tolokonnikova das Pussy Riot, vista aqui a atuar em Nova Yorque na semana passada. Créditos: Dia Dipasupil/Getty

De acordo com o site da UkraineDAO, os seus membros tinham considerado a criação de obras de arte únicas, mas decidiram que o NFT "deve ser um símbolo do povo ucraniano, em vez de se concentrar num artista particular ou numa estética."

Nadya Tolokonnikova, das Pussy Riot, que colaborou com a plataforma NFT CXIP, o estúdio de arte digital Trippy Labs e o coletivo online PleasrDAO - disse num comunicado que a bandeira ucraniana "nos une".

“Evitamos propositadamente adicionar a nossa própria arte a este lançamento. De certa forma, é a nossa forte declaração artística conceptual”, disse Tolokonnikova, uma das maiores vozes críticas do Presidente russo Vladimir Putin. "As pessoas podem ter estéticas diferentes, mas aqui não se trata da cor que preferimos. Trata-se de nos unirmos para salvar vidas."

A criptomoeda surgiu como uma importante fonte de apoio financeiro ao Governo da Ucrânia, à medida que a Rússia intensifica os seus ataques às principais cidades. A empresa de análise de blockchain Elliptic, que está a rastrear os donativos de criptomoedas feitas ao Governo da Ucrânia e às ONG que apoiam os militares do país, registou mais de 72 000 transações no valor de cerca de 42 milhões de euros na passada quarta-feira.

No seu site, a UkraineDAO disse que uma "revolução" não poderia ser feita com moedas convencionais, pois há "muitas formas de os fundos tradicionais serem intercetados ou travados por instituições tradicionais, governos e outras fações, com a intenção de controlar, prejudicar ou simplesmente transferir fundos sem transparência".

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados