Joe Biden formaliza novo pacote de apoio à Ucrânia. "Vamos dar todas as armas e equipamentos possíveis para que lute contra o invasor"

16 mar 2022, 17:33

O presidente dos Estados Unidos condenou a ação da Rússia e deixou claro que Putin “vai pagar um peso muito pesado por isso”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou esta quarta-feira sobre a invasão da Rússia à Ucrânia, que classificou como uma “atrocidade”, dando como o exemplo o “ataque hostil” a um hospital.

No dia em que o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky falou ao Congresso norte-americano, Joe Biden anunciou um novo pacote “sem precedentes” de assistência de segurança à Ucrânia no valor 800 milhões dólares. Só esta semana foi aprovada uma ajuda de mil milhões de dólares. 

O povo americano tem pedido que o governo aceda aos pedidos de ajuda de Zelensky”, disse.

Numa conferência de imprensa em Washington, Joe Biden falou do apoio de armamento que os EUA têm oferecido ao exército ucraniano e adiantou que novas ajudas de equipamento, incluindo drones, serão enviadas. Os Estados Unidos vão ainda ajudar a Ucrânia a obter sistemas antiaéreos de maior alcance e munições para esses mesmos sistemas.

Estamos unidos no repúdio aos atos hediondos de Putin. Vamos dar à Ucrânia todas as armas e equipamentos possíveis para que lute contra o invasor”, frisou.

Durante o seu curto discurso, Biden não hesitou em tecer críticas a Vladimir Putin, garantindo que, no que depender dos EUA e aliados, “vai pagar um peso muito pesado por isso”.

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados