Dmitry Muratov vai leiloar medalha do Nobel da Paz de 2021. Receita vai para refugiados ucranianos

Pedro Falardo , com Lusa
22 mar 2022, 10:59
Dmitry Muratov, Nobel da Paz (Fonte: AP Images)

Jornalista do Novaya Gazeta pediu ainda o cessar-fogo, o estabelecimento de corredores humanitários e a troca de prisioneiros

Dmitry Muratov, editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta e Nobel da Paz em 2021, anunciou esta terça-feira que vai leiloar a medalha do prémio atribuído no ano passado.

Em comunicado, Muratov anunciou que irá doar todo o dinheiro do leilão para a ajuda humanitária aos refugiados ucranianos.

"Há coisas que têm de ser feitas imediatamente: um cessar-fogo, troca de prisioneiros, devolução de cadáveres, estabelecimento de corredores humanitários e ajuda aos refugiados", afirmou.

O jornalista está já em contacto com várias leiloeiras sobre a possibilidade de organizar uma venda, reporta a Associated Press.

O Novaya Gazeta é um dos poucos meios de comunicação independentes na Rússia. Contudo, devido às leis russas, que limitam seriamente a atividade da imprensa, os seus jornalistas não têm utilizado as palavras "invasão" e "guerra" nos seus textos. O jornal é particularmente conhecido pelas suas investigações sobre corrupção e abusos dos direitos humanos na Chechénia. Esse compromisso custou a vida a seis de seus colaboradores desde a década de 1990, incluindo a famosa jornalista Anna Politkovskaia, assassinada em 2006.

Quase 3,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia e dos combates desencadeados pela ofensiva do exército russo iniciada em 24 de fevereiro, de acordo com o levantamento divulgado na segunda-feira pelas Nações Unidas.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados