Portugal “consegue facilmente integrar” refugiados ucranianos nos planos de vacinação contra a covid-19

5 mar 2022, 16:30
Vacinação contra a covid-19

Ainda com um número incerto de refugiados ucranianos que chegarão a Portugal nas próximas semanas e face à baixa cobertura vacinal contra a covid-19, o Ministério da Saúde garante que não haverá dificuldades incluir no dispositivo de vacinação os cidadãos ucranianos que queiram ser vacinados contra a covid-19

Portugal estará pronto para vacinar contra a covid-19 os refugiados ucranianos que venham para o nosso país e assim o desejem. A garantia foi dada à CNN Portugal por fonte do ministério da Saúde.

Com apenas 34,5% da população totalmente vacinada contra a covid-19, segundo os mais recentes dados da Reuters, a CNN Portugal questionou o ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde sobre a possibilidade de estar a ser desenhado um plano estratégico para vacinar os cidadãos ucranianos que ainda não tenham o esquema vacinal contra a covid-19 e o queiram ter, mas apenas a tutela de Marta Temido fez chegar a sua resposta.

Por escrito, o ministério da Saúde garantiu que “existe um dispositivo de vacinação contra a COVID-19 montado, que consegue facilmente integrar a população acolhida em Portugal no âmbito da crise na Ucrânia”.

A inclusão dos cidadãos ucranianos no plano de vacinação contra a covid-19 acontecerá numa altura em que Portugal abdica dos centros de vacinação e passa a administração das vacinas contra a doença causada pelo SARS-CoV-2 para os centros de saúde, uma vez que mais de oito milhões de portugueses elegíveis já têm a dose de reforço, isto é, a vacinação completa.

A ONU estima que a invasão da Rússia à Ucrânia resulte em milhões de refugiados, sendo que já mais de um milhão a ter passado a fronteira ucraniana rumo aos países vizinhos.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados