Depois de Bucha, Borodyanka. Polícia ucraniana diz ter encontrado corpos de civis com sinais de tortura

Agência Lusa , BC
21 abr 2022, 09:04
Charles Michel visita Borodyanka

Borodyanka foi, segundo Kiev, o cenário de "massacres de civis" durante o mês de março

Os corpos de nove civis foram encontrados na quarta-feira em Borodyanka, perto de Kiev, alguns mostrando "sinais de tortura", informou a polícia da capital ucraniana na quarta-feira à noite.

"Estas pessoas foram mortas pelos ocupantes [russos] e algumas das vítimas mostram sinais de tortura", acusou o chefe da polícia local, Andrey Nebytov, numa publicação na rede social Facebook.

Borodyanka foi, segundo Kiev, o cenário de "massacres de civis" durante o mês de março, quando as forças russas ocuparam a cidade.

Ontem, Charles Michel, o presidente do Conselho Europeu, visitou a cidade de Borodyanka, depois de passar por Kiev, tendo ficado "impressionado" com a destruição ali encontrada.

Na quarta-feira, também, quatro autocarros conseguiram sair do porto ucraniano de Mariupol com civis, através da abertura de um corredor humanitário, adiantou hoje a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk.

A retirada de civis deveria prosseguir esta quinta-feira, num momento em que os russos anunciaram a captura da cidade, após quase dois meses de cerco.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Europa

Mais Europa

Patrocinados