De Kiev à Crimeia. Novas imagens de satélite mostram destruição na Ucrânia

15 mar 2022, 14:00

Centro hospitalar, um centro comercial e várias zonas residenciais podem ser vistos envoltos em destroços após ataques militares

Durante a madrugada desta terça-feira, as tropas russas atingiram três edifícios já no interior de Kiev. Um dos alvos situa-se a apenas nove quilómetros da Praça Maidan, centro da capital da Ucrânia. Novas imagens da empresa Maxar Technologies, capturadas na segunda-feira e agora tornadas públicas, ajudam a perceber o real impacto dos bombardeamentos ao longo da Ucrânia.

Da periferia de Kiev, passando pela cidade portuária Mariupol e terminando na região separatista da Crimeia, junto à fronteira com Rússia, o cenário é idêntico: edifícios destruídos, crateras, fumo, focos de incêndio e muitos destroços. 

Imagem de satélite da Maxar Technologies mostra edifícios em chamas em Moschun, nos arredores de Kiev, Ucrânia (Fonte Getty, dia 14 de março)

A 39 quilómetros a noroeste do centro de Kiev, as imagens mostram que praticamente todas as habitações da zona residencial de Moschun sofreram danos significativos, após bombardeamentos. Focos de incêndio, fumo e destroços podem ver-se nesta fotografia captada via satélite.

Destroços no centro hospitalar de Mariupol, Ucrânia (Fonte Getty, dia 14 de março)

As imagens tiradas na segunda-feira mostram ainda vários destroços na cidade de Mariupol. As imagens são o reflexo da destruição provocada pelos bombardeamentos dos últimos dias.

O Centro Hospitalar de Cuidados Intensivos Regional de Mariupol, no bairro residencial de Zhovteneyvi, foi uma das infraestruturas atingidas por bombardeamentos. 

Junto ao hospital, há ainda vários apartamentos que aparentam também terem sido danificados.

Imagem de satélite da Maxar Technologies mostra edifício do centro comercial na zona oeste de Mariupol danificado (Fonte AP Images, dia 14 de março)

O centro comercial na zona oeste de Mariupol foi também danificado por artilharia militar. A zona comercial encontra-se situada no meio de uma área residencial.

Apartamentos destruídos após bombardeamento das tropas russas no bairro Primorskyi, na região da Crimeia (Fonte Getty, dia 14 de março)

Já no bairro Primorskyi, na região da Crimeia, um complexo residencial pode ser observado ainda a fumegar, após o que terá sido um novo bombardeamento militar. Os apartamentos terão sofrido danos significativos.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados