Roupa dos astronautas russos mostra apoio à Ucrânia? "Às vezes o amarelo é só amarelo", responde agência espacial da Rússia

CNN Portugal , MJC
19 mar 2022, 19:32
Astronautas russos vestidos de amarelo à chegada à Estação Espacial Internacional

Os três astronautas russos que chegaram na sexta-feira à Estação Espacial Internacional usavam fatos amarelos e houve logo quem dissesse que esta era uma forma de manifestar o seu apoio à Ucrânia, cuja bandeira tem essa cor

A agência espacial Roscosmos negou que os três astronautas que chegaram na sexta-feira à Estação Espacial Internacional vestindo fatos amarelos o tenham feito por apoio à Ucrânia, cuja bandeira tem essa cor.

“Algumas vezes amarelo é só amarelo. Os fatos de voo da nova equipa são feitos das cores do emblema da Escola Bauman da Universidade Técnica de Moscovo, onde estes astronautas estudaram. O design dos uniformes foi pensado muito antes dos eventos atuais. Ver a bandeira da Ucrânia em tudo e em todo o lado é de loucos”, disse a Roscomos.

“Para voos da Soyuz, normalmente a tripulação reúne-se  com a empresa que fabrica os uniformes meses antes do voo e eles têm autorização para ter dois uniformes personalizados”, disse à CNN um astronauta da NASA que voou em uma nave russa Soyuz para a ISS. “Normalmente, o primeiro uniforme é o igual para toda a equipe e o segundo já é mais pessoal.”

“Acho que seria um verdadeiro desafio fazer e lançar esses (fatos de voo) de última hora. Mas não é impossível”, acrescentou o astronauta.

Os astronautas Oleg Artemyev, Denis Matveyev and Sergey Korsakov, da Roscosmos, chegaram esta sexta-feira à Estação Espacial Internacional, usando um equipamento amarelo. Uma vez que o uniforme é geralmente azul, criou-se a ideia de que esta seria uma forma de manifestar apoio à Ucrânia. No entanto, Artemyev explicou: "Cada equipa escolhe uma cor que seja diferente. Era a nossa vez de escolher uma cor. A verdade é que tínhamos acumulado muito tecido amarelo. Tínhamos de o usar”.

Artemyev e os colegas cosmonautas Denis Matveev e Sergey Korsakov passarão os próximos seis meses e meio a bordo da estação espacial.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados