Safieddine é primo do antecessor, Hassan Nasrallah, morto na passada sexta-feira num bombardeamento israelita nos arredores de Beirute
O chefe do Conselho Executivo do grupo xiita libanês Hezbollah, o clérigo Hashem Safieddine, foi este domingo eleito secretário-geral do movimento político e armado da organização, noticiou o canal televisivo estatal saudita Al Arabiya.
Segundo o canal internacional de notícias em árabe, citado pela agência espanhola EFE, o conselho do Hezbollah escolheu Hashem Safieddine como sucessor do seu primo, Hassan Nasrallah, morto na passada sexta-feira num bombardeamento israelita nos arredores de Beirute.
Nascido em 1964 na vila de Deir Qanoun en-Nahr, no sul do Líbano, Safieddine estudou teologia com Nasrallah nos dois principais centros de estudos religiosos do xiismo, em Najaf, no Iraque, e em Qom, no Irão. Ambos aderiram juntos à organização logo após a sua fundação pelo regime dos aiatolas em 1982, três anos depois da Revolução Islâmica no Irão.
Oriundo de uma respeitada família xiita de onde vêm vários estudiosos xiitas e deputados libaneses do movimento político xiita no Líbano, Safieddine tem um irmão, Abdullah, que é o atual representante oficial do Hezbollah no Irão. O filho de Safieddine, Redha, é casado com a filha de Qassem Soleimani, general iraniano de topo que foi morto num ataque dos EUA em 2020.
Para além de chefiar o conselho executivo do Hezbollah, Safieddine é também um importante membro do Conselho Shura do grupo, bem como líder do Conselho Jihadi. Integra há vários as listas de terroristas dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, sendo alvo de sanções económicas impostas pelos norte-americanos.