Israel: pelo menos 20 mortos em ataque em Gaza

Agência Lusa , MJC
27 dez 2023, 14:43
Faixa de Gaza (AP)

Hamas denuncia um ataque do exército israelita contra um edifício perto do hospital de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza

Pelo menos 20 pessoas morreram e várias ficaram feridas num ataque do exército israelita esta quarta-feira contra um edifício perto do hospital de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, indicou o governo local, controlado pelo movimento islamita Hamas.

O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al Qidra, qualificou o ataque como um "horrível massacre" e sublinhou que o exército israelita atacou um local de refúgio de deslocados da ofensiva militar contra o enclave. “Até agora foram confirmados 20 mártires e dezenas de feridos, embora seja provável que o número (de vítimas) aumente”, afirmou a mesma fonte num breve comunicado publicado pelo Ministério da Saúde na rede social Facebook.

Pouco antes, o Crescente Vermelho palestiniano tinha publicado na rede social X (antigo Twitter) a existência de “dezenas de mártires e de feridos” num ataque a um edifício no Hospital Al Amal em Khan Younis, com um vídeo de "cenas horríveis” dos seus serviços a retirarem pessoas do local e vários cadáveres da rua.

O ataque, sobre o qual o exército israelita não se pronunciou, ocorre na sequência da ofensiva de Israel contra Gaza, na sequência dos ataques sem precedentes lançados a 7 de outubro pelo grupo islamita Hamas, que provocaram cerca de 1.200 mortos e perto de 240 sequestrados.

Essa ofensiva também tinha provocado um novo ‘apagão’ na terça-feira nos serviços de telecomunicações fixas e de internet, e que gradualmente estão a ser repostos no centro e sul do território, informou hoje a empresa Paltel, numa mensagem no X.

As autoridades da Faixa de Gaza, controladas pelo Hamas, atualizaram hoje o número de vítimas mortais dos ataques israelitas para mais de 21.100, aos quais se somam mais de 300 palestinianos mortos pelo exército e em ataques de colonos na Cisjordânia e o leste de Jerusalém.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados