Cessar-fogo entre Israel e Irão faz preço do petróleo cair a pique. Barril de Brent desce quase 5% para 67,96 dólares

Agência Lusa , NM
24 jun, 20:19
Plataforma de petróleo no lago Maracaibo, Venezuela (EPA)

Na segunda-feira, no fecho das bolsas, cada barril custava 71,48 dólares

O preço do petróleo Brent caiu perto de 5% para 67,96 dólares (cerca de 59 euros), seguindo a trajetória descendente iniciada após o anúncio do cessar-fogo entre Irão e Israel.

Pelas 16:30 (hora de Lisboa), o barril do petróleo Brent negociava a 67,96 dólares, menos 4,9% face aos 71,48 dólares registados no fecho das bolsas na segunda-feira.

Por sua vez, o barril de West Texas Intermediate (WTI), uma referência nos Estados Unidos, recuou 4,97% para 65,18 dólares (56,58 euros).

O Presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, afirmou esta terça-feira que Teerão respeitará o cessar-fogo com Telavive desde que Israel também respeite os seus termos.

“Se o regime sionista não violar o cessar-fogo, o Irão também não o violará”, afirmou Pezeshkian numa conversa telefónica com o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim, de acordo com o portal da Presidência iraniana.

Israel e Irão aceitaram um plano de cessar-fogo proposto pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pôr fim à guerra de 12 dias que abalou o Médio Oriente, depois de Teerão ter atacado a base de Al-Udeid, no Qatar, uma das principais instalações militares norte-americanas no Médio Oriente.

Telavive e Teerão acusaram-se mutuamente de terem violado a trégua.

A guerra entre Israel e o Irão, foi desencadeada em meados de junho por bombardeamentos israelitas contra território iraniano, levando à retaliação de Teerão.

Economia

Mais Economia
IOL Footer MIN