Israel "controla totalmente" os céus de Teerão e assume dois objetivos com os ataques

16 jun, 14:58
Israel ataca depósito de combustível em Teerão, Irão (Abedin Taherkenareh/EPA via Lusa)

Primeiro-ministro de Israel promete continuar os ataques até completar os seus objetivos. Em Teerão continuam a ouvir-se explosões

Israel continua empenhado em mostrar que está a ganhar aquilo a que já muitos apelidam de guerra com o Irão.

Mostrando de quando em vez imagens de alvos iranianos a serem atingidos ou até partilhando listas de nomes eliminados entre as figuras do inimigo, o Estado hebraico assume agora estar a “mudar toda a campanha”.

Esta é a expressão utilizada pelo primeiro-ministro de Israel, que garante que o país controla, agora, os céus de Teerão, onde tem feito ataques sem parar contra a infraestrutura nuclear e alvos militares.

Ainda esta segunda-feira se renovaram os ataques, com explosões ouvidas no este e oeste de Teerão, cidade que é a mais fustigada, mas que não é o único alvo israelita. As Forças de Defesa de Israel (IDF) pediram mesmo a evacuação de uma parte da cidade, registando-se pouco depois várias explosões na capital iraniana.

"Nas próximas horas, o exército israelita vai realizar ações nesta zona para atacar a infraestrutura militar do regime iraniano, tal como tem feito nos dias anteirores em Teerão", pode ler-se no anúncio.

Benjamin Netanyahu garante que Israel “está a caminho” de dois objetivos: eliminar o programa nuclear do Irão e as suas capacidades de mísseis balísticos. De resto, é com esses mesmos mísseis balísticos que Teerão tem tentado, embora com aparente insucesso, responder a Telavive.

“Estamos a caminho de atingir os nossos dois objetivos: eliminar a ameaça nuclear e eliminar a ameaça de mísseis. Estamos no caminho para alcançar a vitória”, reiterou o primeiro-ministro.

Nesse sentido, o exército israelita anunciou já esta segunda-feira que conseguiu “o total controlo operacional aéreo sobre Teerão”, depois de vários dias a atingir os sistemas defensivos do Irão.

Do lado de lá, e sem que tenham sido feitos anúncios militares concretos sobre os seus ataques, o Irão vai continuando a avisar que pode vir aí algo maior caso Israel não pare os seus ataques.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente
IOL Footer MIN