Embaixadora da Ucrânia em Portugal pede reforço das sanções contra a Rússia e promete: "Não vamos desistir da adesão à UE"

10 mar 2022, 17:18
Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets (Lusa/Tiago Petinga)

Inna Ohnivets manifestou a sua "gratidão profunda" pela solidariedade do povo português, considerando-o um "povo irmão" dos ucranianos

A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, garantiu esta quinta-feira que o governo ucraniano está comprometido no seu caminho para aderir à União Europeia (UE) e apelou aos líderes de "todo o mundo" para que reforcem as sanções contra a Rússia. 

"Posso dizer com toda a firmeza que não vamos desistir da nossa decisão de aderir à UE", frisou a embaixadora, em declarações à CNN Portugal, apelando, por isso, aos 27 Estados-membros da UE para que adotem a chamada "Declaração de Versalhes", que, entre outros aspetos, salientará a necessidade de o bloco europeu se libertar da dependência energética, nomeadamente das importações de petróleo, gás e carvão da Rússia.

Para a embaixada, esta declaração constituirá "um sinal político claro sobre o futuro da adesão da Ucrânia à UE", na sequência da formalização do pedido de adesão pela mão do presidente Volodymyr Zelenksy, que ocorreu poucos dias depois da invasão russa. 

Ao fim de 15 dias de guerra na Ucrânia, Inna Ohnivets alertou para a necessidade de o Ocidente "reforçar as sanções à Rússia" para terminar com o que designou por "genocídio" no seu país. O "mundo democrático", como lhe chamou, deve "reagir às provocações da parte russa e apoiar o povo ucraniano", assinalou.

Também esta quinta-feira, a embaixadora esteve presente no aeródromo militar de Figo Maduro, em Lisboa, para receber, ao lado do Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, os mais de 260 refugiados que chegaram esta tarde a Portugal, num avião fretado, vindo de Lublin, no leste da Polónia.

Ohnivets manifestou a sua "gratidão profunda" pela solidariedade do povo português, que considerou um povo "irmão" dos ucranianos. "Sinto que o povo ucraniano e o povo português são irmãos, são amigos verdadeiros", apontou, garantindo que a embaixada irá continuar a cooperar com o Governo no acolhimento de refugiados ucranianos".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados