Presidente ucraniano congratulou a indústria de defesa do país pelo feito, mas disse não poder partilhar mais pormenores sobre o míssil
A Ucrânia realizou um teste bem-sucedido ao seu primeiro míssil balístico. A informação foi adiantada pelo próprio presidente do país, Volodymyr Zelensky, durante o Fórum da Independência, em Kiev.
“O primeiro míssil balístico ucraniano foi testado com sucesso. Felicito a nossa indústria de defesa por este facto. Não posso partilhar mais pormenores sobre este míssil”, disse o chefe de Estado, citado pela AFP. “Talvez seja demasiado cedo para falar sobre isto, mas quero partilhá-lo convosco.”
As palavras de Zelensky surgem um dia depois de Rustem Umerov, ministro da Defesa, ter afirmado que a Ucrânia está a preparar uma resposta aos ataques aéreos russos com armamento doméstico.
“Isto prova mais uma vez que, para vencer, precisamos de capacidades de longo alcance e do levantamento das restrições aos ataques às instalações militares do inimigo. A Ucrânia está a preparar a sua própria resposta. Armas de sua própria produção”, disse o governante.
No fim de semana, o presidente ucraniano já tinha celebrado o desenvolvimento de um drone-míssil, o Palianytsia, referindo que o mesmo já tinha sido utilizado contra a Rússia no campo de batalha.