Até ao momento, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Países Baixos prometeram um total de 79 F-16 a Zelensky, tendo as forças de Kiev recebido apenas dez até ao fim de julho
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou esta terça-feira que os F-16 que Kiev recebeu já estão a ser utilizados no campo de batalha.
"Os F-16 estão a ser um grande sucesso. Destruímos alguns mísseis e drones em ataques com F-16. Não vamos revelar quantos, mas fizemo-lo graças aos nossos parceiros”, disse o líder ucraniano no Fórum da Independência, na capital do país.
“Ainda assim, não é suficiente, não temos muitos [F-16] e ainda precisamos de treinar pilotos”, completou.
Até ao momento, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Países Baixos prometeram um total de 79 F-16 à Ucrânia, tendo as forças de Kiev recebido apenas 10 até ao fim de julho, de acordo com o The Economist.
Desde o início da guerra que o presidente ucraniano pede o fornecimento destes caças, de modo a tentar contrariar a superioridade russa no espaço aéreo.
A 4 de agosto, o comandante das Forças Armadas Ucranianas, Oleksandr Syrskyi, celebrou a chegada destes aviões.
“Os F-16 chegaram à Ucrânia. Isto significa que vamos abater mais mísseis e aviões utilizados pelos criminosos russos para atacar cidades ucranianas. Este é mais um passo importante para a nossa vitória”, escreveu Syrskyi no Facebook.