Kyrylo Budanov afirma que a intensidade dos combates aumenta após cada entrega de Pyongyang, e nota ainda que a Rússia tem aumentado a sua produção de bombas guiadas
A intensa ajuda que a Coreia do Norte tem dado à Rússia durante a guerra contra a Ucrânia está a gerar enormes problemas para Kiev, afirma Kyrylo Budanov, líder dos serviços secretos militares ucranianos, o GUR.
“[Os norte-coreanos] fornecem enormes quantidades de munições de artilharia, o que é fundamental para a Rússia”, disse Budanov, citado pela Reuters, durante a conferência da Estratégia Europeia de Ialta, organizada pela Fundação Viktor Pinchuk.
O líder das secretas militares ucranianas afirma que a intensidade dos combates sobe após cada entrega de Pyongyang, e nota ainda que a Rússia tem aumentado a sua produção de bombas guiadas, uma dificuldade adicional para Kiev.
“É um grande problema na linha da frente", refere.
O sistema energético da Ucrânia também tem sido fortemente visado nos últimos meses, algo que Budanov atribui ao aumento de produção e “uso maciço” de mísseis Iskander.
Mas nem tudo é mau: a Rússia poderá enfrentar uma crise no recrutamento nos próximos meses, nota Budanov.
“Durante este período (verão de 2025), os russos enfrentarão um dilema: declarar a mobilização ou reduzir de alguma forma a intensidade das hostilidades, o que pode acabar por ser crítico para eles”, prevê.