Quem é a criança de 11 anos que fugiu sozinha da Ucrânia

6 mar 2022, 20:38

De mochila aos ombros e com um número de telemóvel escrito na mão, menino que cruzou a fronteira com a Eslováquia já é considerado um "herói"

Um menino ucraniano, de apenas 11 anos, atravessou sozinho a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia e já é considerado "um herói" pelas autoridades eslovacas que o receberam no país.

O fugitivo da guerra sangrenta na Ucrânia é da localidade de Zaporizhzhia, no sudeste, e caminhou sozinho fazendo-se valer apenas de uma mochila, um saco de plástico e o passaporte. De acordo com o Ministério do Interior Eslovaco adiantou ainda que a criança levava um número de telemóvel.

"Veio sozinho porque os pais tiveram de ficar na Ucrânia. Os voluntários levaram-no para um lugar quente e deram-lhe comida e bebida", revelou o ministério eslovaco através de um comunicado publicado na página de Facebook daquela entidade. A mesma informação foi igualmente divulgada pela polícia local.

A mesma fonte adiantou ainda que foi o número de telemóvel escrito na mão do menino que permitiu que os voluntários na fronteira conseguissem entrar em contacto com familiares da criança residentes naquele país, por forma a que o fossem buscar.

"Conquistou-nos a todos com o seu sorriso, coragem e determinação dignos de um verdadeiro herói", lê-se. 

O caso ocorreu este sábado.

Ao 11º dia de guerra, o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, anunciou que o número de refugiados da guerra já ultrapassou os 1,5 milhões, considerando esta a crise de refugiados “de crescimento mais rápido” na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Apesar da maioria das pessoas tentar refugiar-se na Polónia, há também quem fuja para a Hungria, Eslováquia, Moldávia ou Roménia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados