Mais de 360 drones Shahed e oito mísseis hipersónicos: foi assim o ataque russo de "alta precisão" contra base aérea ucraniana que quase não surtiu efeito

27 jun, 12:49
Soldado ucraniano durante disparos contra posições russas na frente de Bakhmut (Libkos/AP)

Ministério da Defesa da Federação Russa confirma "ataque com armas de longo alcance e alta precisão" com drones e mísseis contra uma das mais importantes bases aéreas militares da Ucrânia

A Rússia lançou, na madrugada desta sexta-feira, um ataque com 363 drones e oito mísseis contra várias cidades ucranianas, segundo a Força Aérea da Ucrânia, que diz ter abatido quase todos os mísseis e drones.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, o ataque teve como alvo principal a pequena cidade ocidental de Starokostiantynvi, onde se situa uma importante base aérea militar, que tem sido fundamental nas operações aéreas da Ucrânia.

De acordo com os media ucranianos, a base acolhia a 7.ª Brigada de Aviação Tática da Ucrânia, que operava aeronaves como bombardeiros Su-24M.

Em setembro de 2023, segundo o Kyiv Independent, a Ucrânia terá lançado a partir daquela base caças Su-24 com mísseis britânicos Storm Shadow e os franceses SCALP, destruindo um navio de assalto da marinha russa, um submarino de mísseis e danificando a sede da Frota do Mar Negro na Sebastopol ocupada.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou entretanto o ataque desta madrugada contra uma base aérea ucraniana. 

“Esta noite, as Forças Armadas da Federação Russa lançaram um ataque em grupo com armas de longo alcance e alta precisão, incluindo o sistema de mísseis hipersónicos Kinzhal, bem como drones, contra a infraestrutura de uma base aérea militar”, refere-se num comunicado do ministério, sem adiantar detalhes sobre os danos causados.

Além da base aérea da Força Aérea ucraniana, a Rússia visou alvos em Kiev, na região de Dnipropetrovsk e Khmelnytskyi.

As sirenes de ataque aéreo soaram em Kiev pouco antes da meia-noite. Por volta da 01:00, ouviram-se fortes explosões dos sistemas de defesa aérea, que continuaram durante quase quatro horas, até cerca das 05:00, de acordo com os media ucranianos.

As forças russas começaram por lançar uma vaga de drones Shahed, seguidos de um ataque com mísseis de cruzeiro.

Para já, há registo de pelo quatro mortos e 17 feridos em Dnipropetrosvk, cidade industrial ucraniana que foi alvo de ataques russos pela segunda vez em três dias, segundo a Reuters.

Há ainda registo de dois civis mortos e 13 feridos em várias outras zonas do país, nomeadamente em Kharkiv, Donetsk, Kherson, Zaporizhzhia e Kiev.

Relacionados

Europa

Mais Europa
IOL Footer MIN