Irão prepara-se para guerra de dois anos e quer que os EUA sofram "diretamente"

CNN
23 jun, 17:33
Bandeira dos EUA

"O nosso moral está em alta", diz o Irão - que retaliou esta segunda-feira: atacou a maior base dos EUA no Médio Oriente

» VEJA AQUI A ATUALIZAÇÃO AO MINUTO DA TENSÃO IRÃO-EUA (BASES DOS EUA FORAM ATACADAS) 


O Governo iraniano quer que os Estados Unidos “paguem diretamente pela guerra, em vez de ficarem atrás de Israel e prosseguirem o seu projeto sem terem de pagar os custos”, disse esta segunda-feira à CNN um alto funcionário iraniano. Entretanto soube-se que o Irão atacou a maior base dos EUA no Médio Oriente - fica no Catar e tem 10 mil soldados

“O moral está em alta e a imensa exigência do povo iraniano de atacar Israel não tem precedentes”, disse o funcionário à CNN, acrescentando que os apelos do público iraniano para atacar Israel são “um elemento para intensificar os planos de batalha do Irão”.

O funcionário disse à CNN que o Irão acredita que os apelos a uma pausa temporária na guerra são um “engano para avaliar a preparação do Irão para continuar a guerra”.

Acrescentou ainda que o Irão estimava que a guerra poderia durar até dois anos e que estava preparado para isso.

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de ordenar ataques contra três instalações nucleares iranianas no domingo provocou uma onda de sentimento antiamericano no Irão, com muitos a apelarem à retaliação.

Um grande protesto anti-EUA e anti-Israel teve lugar em Teerão no domingo à noite, com muitos na multidão a exigirem vingança. Israel lançou um ataque surpresa contra o Irão há 11 dias e, desde então, os dois países têm-se atacado diariamente, causando a morte de centenas de pessoas.

Mundo

Mais Mundo
IOL Footer MIN