Presidente dos EUA queixa-se da maneira como a Europa está a negociar
Trump volta ao ataque: chateado com a maneira como a UE está a negociar as tarifas, faz ameaças e estabelece prazos. A partir de 1 de junho - e junho está já aí -, as importações nos EUA de produtos da UE vão pagar uma tarifa adicional de 50%. Nota: Trump já fez ameaças semelhantes recentemente e acabou por adiar a entrada em vigor das tarifas.
Num post na sua rede social, a Truth Social, Trump usa um ponto de exclamação para fazer o ponto da situação: "As nossas discussões com eles não vão a lado nenhum!". Mas diz mais - desta vez com recurso a uma palavra aos gritos, em maiúsculas: "Tem sido muito difícil lidar com a União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar partido dos Estados Unidos em matéria de COMÉRCIO". E diz ainda: "Não existe qualquer tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos". E volta às exclamações: "Obrigado pela vossa atenção a este assunto!".
A UE fica agora com sete dias para se preparar para a nova taxa de 50%, para tentar novo adiamento ou para tentar um outro tipo de acordo. Uma nota: o comissário europeu para o Comércio, Maros Sefcovic, e o representante para o Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, vão falar ainda esta sexta-feira - mas trata-se de uma conversa que já estava prevista antes do anúncio de Trump.
Mas concluindo: isto é que o presidente dos EUA escreveu na Truth Social - na íntegra:
"Tem sido muito difícil lidar com a União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar partido dos Estados Unidos em matéria de COMÉRCIO. As suas poderosas barreiras comerciais, impostos sobre o IVA, penalizações ridículas para as empresas, barreiras comerciais não monetárias, manipulações monetárias, processos judiciais injustos e injustificados contra empresas americanas, e muito mais, conduziram a um défice comercial com os EUA de mais de 250 milhões de dólares por ano, um número que é totalmente inaceitável. As nossas discussões com eles não levam a lado nenhum! Por conseguinte, recomendo uma tarifa direta de 50% para a União Europeia, a partir de 1 de junho de 2025. Não existe qualquer tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos. Obrigado pela vossa atenção a este assunto!".