Menzies contesta perda de licenças de handling e ameaça nova guerra nos aeroportos

17 out, 07:29
Taxas aeroportuárias

REVISTA DE IMPRENSA || A empresa alega riscos laborais e possíveis despedimentos caso perca o contrato, válido por sete anos

A Menzies Portugal, antiga Groundforce, prepara-se para contestar o resultado do concurso internacional que atribui à espanhola South Europe Ground Services, do grupo Iberia, as licenças de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, avança o Diário de Notícias. A empresa alega riscos laborais e possíveis despedimentos caso perca o contrato, válido por sete anos.

O consórcio Clece/South venceu a Menzies por uma diferença mínima na pontuação, mas o processo entra agora em fase de audiência prévia, com prazo de cinco dias para reclamações.

O Governo, consciente do impacto social da mudança, deverá prorrogar por um ano as atuais licenças para garantir uma transição gradual.

Os sindicatos já admitem protestos e alertam para “instabilidade e conflito laboral” caso os cerca de quatro mil trabalhadores da Menzies não sejam integrados pela nova operadora, até porque mais de metade destes funcionários têm contratos temporários, o que pode facilitar a substituição direta pela South.

O setor teme um novo impasse semelhante ao da insolvência da Groundforce, com possíveis repercussões nos acordos laborais, nos credores e na operação da TAP, principal cliente da Menzies.

Empresas

Mais Empresas